Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Eu posso, tu podes… Eles podem
Dia 4 de julho de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 15

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

O Design Universal é um conceito criado para beneficiar a todas as pessoas em suas mais específicas e diversas características, sejam elas temporárias ou permanentes. Não dar atenção a isso é desrespeitoso e ignorante – e fora da lei

texto Taís Lambert colaboração Audrey Scheiner, Brenda Cruz e Mayra Ribeiro
Ilustrações: Reprodução do livro Acessibilidade – Mobilidade Acessível na Cidade de São Paulo,
da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)

“Você já experimentou abrir uma porta com maçaneta de bolinha depois de usar creme hidratante nas mãos? Imagine, então, fazer isso carregando sacolas. Agora quer saber o pior? Em caso de incêndio, o metal aquece rapidamente e se torna impossível girar a maçaneta. O sujeito morre queimado porque não conseguiu abrir a porta, já pensou? As maçanetas em alavanca são muito mais democráticas e seguras. Podem ser acionadas com o cotovelo se as mãos estiverem ocupadas. Em uma emergência, qualquer objeto pode ser usado para empurrar a alavanca para baixo. Crianças, idosos, pessoas com artrite ou mobilidade reduzida nas mãos e até cães treinados podem abri-las. E elas são mais baratas”.

O exemplo acima é da jornalista Flávia Cintra, 44 anos, repórter da TV Globo, tetraplégica por causa de um acidente de carro em 1991, quando tinha 18 anos. Flávia também é coordenadora de programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de São Paulo.

Tudo o que ela disse encaixa-se no Design Universal, termo cunhado em 1985, nos Estados Unidos, pelo arquiteto Ronald Lawrence Mace – que teve poliomielite aos nove anos e usou cadeira de rodas até os 56, quando faleceu em 1998. Visionário, foi também designer de produto e educador, criando o Centro de Design Universal, na Escola de Design da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

Por Design Universal entende-se “a criação de ambientes e produtos que podem ser usados por todas as pessoas, na sua máxima extensão possível”, segundo o próprio Mace. Ele influenciou tanto o conceito de desenvolvimento das coisas que acabou gerando uma transformação nos paradigmas dos projetos de design e arquitetura nacional e internacionalmente.


[/tab_item][/tab]
Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

Sumário

Posts Relacionados

Assine a Revista D+