Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Falar em público: uma situação envolvendo os Surdos e a Libras
Dia 4 de julho de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 15

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Ampliando a capacidade dos alunos no uso das práticas de linguagem e nas habilidades de leitura, escrita e oralidade

texto Silvana Zajac* fotos Shutterstock

Pensar em uma apresentação oral quando estão envolvidos alunos Surdos que usam somente a língua de sinais para se comunicar é algo desafiador, para não dizer quase impossível. Pois, nesse texto vamos ver que esses alunos também são capazes de aprender não só a fazer uma apresentação oral, como também a organizá-la.

Primeiramente, precisamos definir que entendemos a expressão oral não simplesmente através da verbalização de ideias pelo aparelho fonador, mas também como um conjunto de elementos que colocará o corpo em funcionamento com o intuito de produzir um discurso que não seja pela via do sistema de escrita. Assim, entendemos que um discurso construído na língua de sinais também pode ser chamado de expressão oral. Então, o Surdo que se expressa em Libras fala!

Para entendermos melhor como trabalhar com a expressão oral com Surdos, vamos apresentar um projeto que foi realizado no curso de leitura e escrita para Surdos, no Instituto Santa Terezinha, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Diadema. O principal objetivo do projeto é ampliar a capacidade dos alunos no uso das práticas de linguagem, de modo que se tornem mais competentes nas habilidades de leitura, escrita e principalmente oralidade. Para que isso aconteça é importante que os alunos estejam envolvidos em algo que gere certa responsabilidade e estímulo para que se dediquem ao aprendizado do que for proposto. Por isso, a possibilidade de participar de um evento no qual precisam fazer uma apresentação da história da escola é a alavanca para que os objetivos sejam alcançados.


[/tab_item][/tab]
Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

Sumário

Posts Relacionados

Assine a Revista D+