Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Ensino bilíngue em Libras é implementado em escola de Suzano
Dia 4 de outubro de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Educação e Notícias
Banner intérprete (2)

A Escola Municipal Professor Damásio Ferreira dos Santos implementou, pela Secretaria de Educação de Suzano-SP, o ensino por meio de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A nova metodologia tem como objetivo promover a inclusão de crianças surdas, por meio de atividades educacionais que contemplem Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa.

São alunas da escola 11 crianças surdas, que participam no contraturno (oposto do horário de aula) de reforço do conteúdo ministrado pelos educadores na unidade escolar. O secretário municipal de Educação, Nazih Youssef Francis, lembra que a proposta é de inclusão e busca integrar o educando surdo com os demais colegas de classe. “Esse é um projeto inovador e fundamental para Suzano. Nosso objetivo é atender todas as crianças com limitação auditiva matriculadas nas 82 unidades de ensino da cidade”.

A E.M. “Damásio Ferreira dos Santos” atende alunos na educação infantil e na  fundamental. A escola conta com sete agentes de apoio à pessoa surda, além de um professor especialista em Libras.

Segundo o estudo Bilinguismo e educação de surdos, das professoras Maria Cristina da Cunha Pereira e Maria Inês da Silva Vieira, a Libras é um idioma natural, com gramática própria e, por ser visuoespacial, é adquirida sem dificuldades pelas pessoas surdas. A aquisição da Libras permitirá à criança surda, além do desenvolvimento linguístico, o desenvolvimento dos aspectos cognitivo e sócio-afetivo-emocional. Permitirá também o desenvolvimento de identificação com o mundo surdo, um dos dois mundos aos quais ela pertence.

O estudo relata também que a Libras servirá como base para a aquisição da língua majoritária, preferencialmente na modalidade escrita. Finalmente, o fato de ser capaz de utilizar a Libras será uma garantia de que a criança surda possa usar pelo menos um idioma.

Posts Relacionados

Assine a Revista D+