Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

 

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

No próximo dia 9 de dezembro, o salão paroquial da Igreja São Francisco receberá o seminário Envelhecimento: Pessoa com Deficiência e Família, como parte do projeto Integrando Modos de Vida e de Ser, que ofereceu este ano diversas oficinas culturais aos alunos da Associação da Casa de Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM).

Mediado pelo Padre Ticão, Antônio Luís Marchioni, e fundador da ACDEM, o seminário abordará o envelhecimento da pessoa com deficiência diante do cenário, no qual muitos adultos com deficiência, após a etapa escolar, permanecem em casa em isolamento e improdutividade, aumentando as chances de envelhecimento precoce.

Reflexões como: “O que fazer com as pessoas com deficiência que envelhecem?”, “Como dar apoio a seus pais quando eles já não têm mais condições de cuidar deles?”, “Onde e com quem eles vão morar quando os pais tiverem morrido?”, entre outras, serão questionadas durante o evento.

A participação da família também será tema principal com objetivo de estabelecer diálogos contextualizados sobre a relação de familiares e o envelhecimento de pessoas com deficiência.

Confira os palestrantes:

Laila Minucci: graduação de Bacharelado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH-USP; Curso de Cuidador de Idoso – Faculdade de Medicina de Jundiaí – FMJ, conclusão em 2016; Gestora de processo de envelhecimento e atenção à velhice, a partir da promoção de um envelhecer saudável, ativo e significativo no âmbito biopsicossocial; Gestão de casos clínicos com as equipes multiprofissionais, visando à promoção do bem-estar e atuação em serviços de assistência domiciliar e de saúde, além de realizar gestão familiar e de equipe, conduzindo treinamentos para profissionais e cuidadores.

Leila Regina de Castro: graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Jundiaí. MBA em Gestão Estratégica no Terceiro Setor pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, com atualização em Gerontologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HC/São Paulo. Especialização em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. Experiência de 26 anos na área de Deficiência Intelectual, atuando em diferentes fases da vida.  É supervisora do Departamento de Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO, desde 2010

Ricardo Estevam: graduação em Psicologia. É psicólogo, Gestor de Projetos pelo Instituto Interamericano de Desenvolvimento Econômico e social – INDES do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID; Pós – Graduado em Políticas Públicas pela Universidade Bandeirantes – Uniban; Coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Ermelino Matarazzo – CREAS/EM, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, responsável pela elaboração de políticas públicas para pessoas com deficiência na cidade; Coordenador de Projetos da OSCIP Centro de Apoio Profissionalizante Educacional e Social – CAPES.

Mediação: Antônio Luís Marchioni (Padre Ticão) – Fundador da Associação Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo.

Serviço:
Quando?
Dia 09 de dezembro de 2016, das 9h às 12h30
Onde?
Salão Paroquial da Igreja São Francisco
Rua Miguel Rachid, 987 – Ermelino Matarazzo
Informações: (11) 2546 0998/ 2541 1548 – contato@acdem.org.br

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados