Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Dia 18 de novembro de 2015 | Por Cintia Alves | Sobre Cultura e Notícias

                                                 APONTANDO PARA BAIXO

Conteúdo em Libras

Texto em Português

A busca por histórias que retratassem emoções acerca de temas que possam unir o mundo todo, como a luta contra a pobreza, o amor, crenças, desigualdade, guerra, homofobia, limitações, preconceitos, perdas, poder, xenofobia e um mar de sentimentos que se misturam na diversidade humana do globo; concretizou-se com o documentário HUMAN, do cineasta e artista Yann Arthus-Bertrand. A obra foi produzida durante três anos em 60 países com 2 mil histórias de vida que retratam a realidade de homens, mulheres e crianças.

O filme se divide em 3 volumes, com cenas lentas e música atmosférica, proporcionando uma reflexão entre passado e futuro, e de como serão as próximas gerações. Os depoimentos trazem um viés de realidade e transparência, retratando fortemente a angústia, o sofrimento, e o prazer de pessoas que viveram em situações difíceis, mas que não deixaram de acreditar em um mundo melhor.

Relatos de pessoas com deficiência também são contadas no longa, como a trajetória de Bruno Lucio Dino Ferrato, paraplégico, que não se viu vencido pela deficiência ao praticar esporte, navegar e viver ao máximo sua paixão pelo oceano.

O canadense Hugh Herr também demonstrou sua coragem, mesmo não sendo fácil encontrá-la, para superar a amputação de suas duas pernas logo após um acidente na montanha. Ele colocou toda a sua paixão na criação de próteses biônicas para lhe permitir reencontrar todas as suas capacidades novamente.

Após o acidente numa linha elétrica e amputação de quatro membros, o francês Philippe Croizon conquistou o espírito aventureiro para atravessar o canal da Mancha a nado, e, mais tarde, interligar os cinco continentes da mesma maneira. Croizon é a prova viva de que a limitação se encontra na mente, não no corpo.

Outros temas abordados, como:

  • Pequenas alegrias da vida

O vídeo de maior repercussão no Brasil tem sido da Dona Maria Lindalva, nordestina que conta sua luta pela sobrevivência e revela que as grandes alegrias se encontram nas coisas mais simples do dia a dia.

  • Capitalismo

O mundo capitalista atinge esferas de nível global, concentrando o poder nos países mais desenvolvidos, causando graves consequências para a população mundial.

  • Pobreza

Uma das consequências mais notáveis do capitalismo no mundo, acarretada através das múltiplas dificuldades enfrentadas por nações exploradas, ainda no século XXI, pelo modo de trabalho escravista.

  • Homofobia

A violência e intolerância homofóbica aumentam a cada ano em todo globo.

  • Política e Legislação

Apesar de 29 estados estadunidenses não considerarem a pena de morte nos Estados Unidos, ainda se declaram como uma forma de “justiça” em 21 governos no país.

  • Preconceito

Na Índia, os intocáveis são homens, mulheres e crianças considerados como inferiores devido à situação de pobreza, educação e casta.

  • Refugiados

A maioria dos refugiados no mundo sofre xenofobia por parte da população local e da política do país.

  • Esperança

Apesar de todos os assuntos delicados do filme, a única certeza é a esperança das pessoas para um futuro melhor, onde a desigualdade e os conflitos acabem de vez.

Assista HUMAN na íntegra em Português: Clique aqui

Por Cintia Alves / Todas as imagens: Reprodução YouTube

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+