Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Judith McKenzie, professora da Universidade da Cidade do Cabo, conheceu educadoras que participaram de formação do Instituto Rodrigo Mendes

No dia 29 de abril, após bate-papo realizado no Instituto Rodrigo Mendes (IRM) pela manhã, Judith McKenzie, professora do programa de Estudos sobre Deficiências da Universidade da Cidade do Cabo, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Teodomiro Toledo Piza, no Parque Grajaú, bairro da zona sul da capital paulista.

A escola pertence à rede municipal de São Paulo e foi uma das catorze da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, cujos educadores receberam formação em educação inclusiva e cultura maker em 2018.

McKenzie conheceu as instalações da unidade escolar, como as salas de professores e de recursos multifuncionais, e conversou com as educadoras Eliane Pereira de Oliveira, professora regente, e Sandra Azevedo Augusto, coordenadora pedagógica, sobre os desafios da atuação profissional e da formação docente. As professoras foram duas cursistas que, em grupo, idealizaram e criaram o protótipo de um tabuleiro de jogo interativo e inclusivo, chamado Trilha dos Seres Vivos.

A especialista sul-africana também teve a oportunidade de observar os estudantes brincando com o tabuleiro, que possui dado sonoro e visual, relevos, texturas, imagens, identificação em braile e outros recursos que o tornam acessível e possibilita o aprendizado de conteúdos relacionados aos animais a todos.

O projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis é uma formação em serviço, desenvolvida e implementada pelo IRM, para educadores envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, com o objetivo de contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Em 2019, o projeto é oferecido na DRE Itaquera.

O relato de experiência das educadoras da escola e o tutorial para a criação da trilha dos seres vivos estarão em breve disponíveis no DIVERSA, projeto educacional desenvolvido pelo IRM. No portal é possível acessar também outros materiais pedagógicos acessíveis já disponibilizados.

Fonte: Instituto Rodrigo Mendes

 

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+