Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Divulgação
Dia 3 de junho de 2016 | Por Brenda Cruz | Sobre Esporte e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em Português

O Colégio Villa Lobos, unidade parceira do Sistema de Ensino Poliedro, em Amparo (SP), criou um projeto de Esporte Inclusivo. Entendendo a necessidade de crianças e adolescentes com deficiência em realizar as aulas práticas de educação física, o colégio aproveitou a chegada das paralímpiadas para mostrar aos seus alunos alguns fundamentos do esporte adaptado.

Os alunos não imaginavam como seria difícil a prática das modalidades esportivas voltada para pessoas com deficiência. Com os olhos vendados, as crianças jogaram golbol e futebol, além de outras práticas esportivas paralímpicas. Apesar de muitas alunas participarem do projeto fazerem parte da equipe que representa Amparo nos Jogos Regionais de voleibol, a maior parte delas não conseguiu fazer o saque chegar ao outro lado da quadra. “Gostei muito deste projeto e de praticar esportes junto a outras crianças da escola”, afirma Vitória, a inspiradora do projeto.

Por meio desta experiência, o aluno aprende a valorizar e respeitar mais as pessoas não pela sua deficiência, mas pelos seus talentos e habilidades. “Achei a iniciativa bem legal. As escolas deveriam mostrar para as crianças que não há diferenças entre estudantes com ou sem deficiência”, descreve Maria Clara Dib, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio.

Com a iniciativa da escola de Amparo, fica claro para os estudantes que a disciplina e o treino são fundamentais no sucesso em qualquer área. Que não basta talento se não tiver treino e foco. O aluno aprende a trabalhar ainda mais em grupo no caso das modalidades coletivas, vendo que aquele que está próximo pode ser seu grande apoio.

Para conhecer mais sobre o projeto Esporte Inclusivo realizado pelo colégio Villa Lobos assista: https://www.youtube.com/watch?v=U6DEdxZ7QFE&feature=youtu.be.

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+