Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

O Governo do Estado de São Paulo e o Memorial da América Latina inauguram nessa sexta-feira, 31, a partir das 19h, a exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo – megaprodução que promete ser grande destaque nas atrações do calendário cultural e de entretenimento de São Paulo. A mostra conta com um sistema de audiodescrição para pessoas com deficiência visual, traduções para Libras e auxílio tecnológico pelo sistema QR Code, além de ser totalmente acessível para cadeirantes. A Revista D+ esteve no pré-lançamento da exposição hoje.

O projeto tem como parceira a TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta, que produziu e exibiu uma das séries de maior sucesso do país, o Castelo Rá-Tim-Bum. A Caselúdico, empresa referência em grandes montagens de exposições, foi responsável por toda a cenografia. O diferencial da exposição no Memorial é que o público terá a chance de entrar num castelo idêntico ao da série, construído numa área de 700m².

Segundo Marcelo Jacó, cenógrafo da Caselúdico, a mostra está bem diferente da primeira exposição, feita no Museu da Imagem e do Som (MIS), em 2014. “O Castelo está com uma fachada mais realista. No total, foram 150 pessoas trabalhando diretamente na construção do projeto. A exposição foi construída com o intuito de criar um contato íntimo com o público. É muito mais do que uma exposição, é uma vivência”, relata.

Felipe Pinheiro, diretor administrativo do Memorial da América Latina, afirma que a acessibilidade está corretamente inclusa no projeto. “Além da audiodescrição e da Libras (por meio de três monitores tradutores), temos elevador para o segundo andar e rampas”.

O administrador também informa que a tecnologia QR Code ajudará no processo de interação com a mostra. “Vamos sentir a tecnologia. Algumas pessoas querem consumir mais informações, então, colocamos no nosso site um código para o público sentir mais o Castelo. É uma parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fazer com que a pessoa leve a experiência da produção para casa”, enfatiza Pinheiro.

O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, acrescenta: “A TV Cultura e o Memorial da América Latina, instituições que têm sua trajetória marcada pela disseminação da cultura e pelo entretenimento, se unem nessa exposição que fará as pessoas viajarem por um universo lúdico que, há duas décadas, encanta adultos e crianças”.

Serviço

Rá-Tim-Bum, O Castelo

Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Aberto para o público: dia 31/03, às 19h
Visitações: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h – sábados, domingos e feriados – das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Bilheteria: Espaço Gabo www.ratimbumocastelo.com.br

Veja mais imagens da exposição abaixo

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Assine a Revista D+