Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Foto: iStock
Dia 27 de novembro de 2015 | Por Cintia Alves | Sobre Notícias e Tecnologia

Conteúdo em Libras

Texto em Português

O Facebook quer tornar mais fácil para desenvolvedores de aplicativos criarem programas acessíveis para pessoas com deficiência visual por meio da nova atualização dos frameworks de programação para o React e React Native, que são ferramentas para ajudar desenvolvedores a construírem interfaces de usuários para a Web e aplicativos mobile, respectivamente.  Os novos recursos liberados nessa segunda-feira (23) permitem que desenvolvedores designem elementos de interface do usuário como “acessíveis”, o que possibilita programas de leitores de tela e outras tecnologias assistivas entenderem o que o objeto em questão é.

Aplicações usando o React Native também conseguirão descobrir se o sistema que as roda conta com recursos de acessibilidade e ajustar a forma como as suas interfaces de usuário são configuradas de modo a torná-las mais úteis para aqueles que estão fazendo uso da tecnologia assistiva.

O React Native é uma ferramenta particularmente importante, uma vez que funciona tanto em iOS quanto Android e permite desenvolvedores reusarem o mesmo código através de diferentes plataformas.

Usando a nova API de acessibilidade é possível que programas de leitura de tela, como o VoiceOver da Apple no iPhone e TalkBack no Android informem aos usuários sobre uma aplicação e como ela funciona. Isso torna possível para usuários com deficiência visual e outras pessoas que precisam de recursos assistivos navegarem com maior facilidade.

Fonte: Terra

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+