Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

A 8ª edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, que chega ao Rio de Janeiro (de 16 a 28 de agosto), Brasília (5 a 17 de setembro) e São Paulo (20 de setembro a 1º de outubro) nas unidades do Centro Cultural do Banco do Brasil, exibirá 32 filmes de 20 países em sua programação.

Além da exibição audiovisual, serão realizados quatro debates com os seguintes temas: A visão e os sentidos da arte; Corpo e movimento; Tecnologia assistiva de ponta e Amor e relacionamento. Com entrada gratuita, o evento tem realização do Centro Cultural do Banco do Brasil, patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura e produção da Lavoro Produções.

Os documentários apresentados serão inéditos e trazem histórias protagonizadas por pessoas com diversas deficiências, como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, deficiência física, visual, auditiva e intelectual. Além de produções brasileiras, foram selecionados trabalhos de outros 19 países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Suíça, Itália, Espanha, Polônia, Bulgária, Finlândia , Turquia, Ucrânia, Tailândia, Alemanha, Rússia, Índia, Myanmar e Letônia.

Entre as produções destacam-se Eu sou Jeeja, sobre a indiana Jeeja Ghosh, líder ativista pelos direitos dos que têm paralisia cerebral na Índia; 50 X Rio, filme italiano que conta a história de Alex Zanardi, ex-campeão de fórmula Indy que se preparou para os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro e, Dois Mundos, obra polonesa que mostra a família de Laura, garota de 12 anos que tem pais surdos.

De acordo com Fabio Cunha, gerente geral do CCBB Rio, em 2003, quando o CCBB exibiu a primeira edição do Assim Vivemos, as discussões sobre o tema eram muito reduzidas. “Ainda há muito trabalho a ser feito, mas acreditamos que o cinema, seja pelo filme de ficção ou pelo documentário, tem sido uma grande ferramenta de conscientização e o festival tem contribuído bastante ao transportar o público para as mais diversas realidades e situações que envolvem a questão da deficiência”.

A lista dos filmes participantes e outras informações seguem no link do site: www.assimvivemos.com.br

SERVIÇOS

8ª edição do festival Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

CCBB – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília

Rio de Janeiro: 16 a 28 de agosto – CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Entrada gratuita

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Assine a Revista D+