Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Foto: Divulgação
Dia 8 de março de 2016 | Por Brenda Cruz | Sobre Cultura e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em português

O Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Parque do Ibirapuera, recebe até 5 de junho a mostra Educação como Matéria-Prima. Entre os trabalhos, destacam-se as fotografias do esloveno Evgen Bavcar. Cego desde os 12 anos, ele idealizou uma maneira de fazer os cliques a partir do som e do contato.

Para conseguir fazer as fotos, o artista dispõe de algumas técnicas: para que ele perceba o movimento, por exemplo, as pessoas que serão retratadas têm sinos amarrados em seus tornozelos.  Além disso, ele conta com a ajuda de terceiros para descrever o ambiente e também de sua máquina, que possui alguns comandos em braile.

Sua experiência como fotógrafo cego é relatada no documentário Janela da Alma, onde são contadas 19 histórias que fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.

A mostra Educação como Matéria-Prima reúne artistas que usam processos educativos na sua produção: as relações envolvidas no aprender e no ensinar são a matéria-prima de obras que se desenvolvem com a ação dos visitantes.

 

Serviço:

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo

Endereço: Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)

Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)

Entrada: R$ 6,00, gratuita aos domingos

Acesso para pessoas com deficiência

Tel.: (11) 5085-1300

Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 5 por 2h)

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+