Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
A Fundação Dorina Nowill para Cegos está com inscrições abertas para cursos gratuitos a educadores de escolas públicas do Estado de São Paulo por meio do projeto “Capacitar para Incluir”. São 160 vagas para os cursos: “O aluno com Baixa Visão” e “Noções básicas do Sistema Braille”.

“Para construir um ambiente escolar inclusivo, é essencial que o professor tenha conhecimento sobre as características que envolvem a deficiência visual e também sobre os recursos que existem para facilitar o processo educacional de crianças cegas e com baixa visão”, comenta Eliana Cunha, coordenadora da área de Educação Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos e responsável pelo projeto.

Eliana é mestra e doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP, ortoptista pós-graduada em Distúrbios Visuais pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e ministrará o curso “O aluno com Baixa Visão” que conta com conteúdos teóricos, estudos de caso e experimentação com tecnologias assistivas atuais.

Já o curso “Noções básicas do Sistema Braille” visa a ampliar o repertório dos professores para a elaboração de recursos pedagógicos inclusivos, além de despertar suas competências e habilidades como multiplicadores de conteúdo. As aulas serão ministradas por Tânia Resende, mestre em Educação pela UNICID-SP, graduada em Pedagogia pela Unip e habilitada na educação de pessoas com deficiência visual pela Unesp-Marília.

Com iniciativas como o Projeto “Capacitar para Incluir”, a Fundação Dorina Nowill para Cegos honra o legado e a luta de sua idealizadora, Dorina de Gouvêa Nowill, que, este ano, completaria 100 anos. Vale ressaltar que, para viabilizar a realização desses cursos, a entidade conta com o patrocínio da Fundação Rotária, com a participação dos Rotary clubes de São Paulo Liberdade e Fujinomiya do Japão.

Inscrições pelo formulário online acessível: fdnc.org/oficinas

 

Serviço:

Local: Fundação Dorina Nowill para Cegos

Endereço: Rua Doutor Diogo de Faria, 558- Vila Clementino-São Paulo/SP

Cronograma dos cursos:

Sistema Braille:

– Turma 1: dias 6,13,20 e 27 de abril das 8h30 às 17h30- 40 vagas

– Turma 2: dias 4,11,18 e25 de maio das 8h30 às 17h30- 40 vagas

O aluno com baixa visão:

– Turma 1: dias 6 e 13 de abril das 8h30 às 17h30- 40 vagas

– Turma 2: dias 4 e 11 de maio das 8h30 às 17h30- 40 vagas

 

Fonte: Advice Comunicação Corporativa

 

 

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+