Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
https___cdn.evbuc.com_images_67386887_307546605208_1_original
Dia 19 de agosto de 2019 | Por Tacila Saldanha | Sobre Notícias
Banner intérprete (2)
 

Apresentação de dados de pesquisa revela o potencial de leitura da pessoa com deficiência visual

O Ministério da Cidadania e a Fundação Dorina Nowill para Cegos promovem o I Encontro com Editoras, que será realizado no dia 21 de agosto, quarta-feira, das 9h às 12h. A entidade – que há mais de 70 anos se dedica à inclusão e à educação da pessoa com deficiência visual – realiza o Encontro sob o tema “A importância da acessibilidade no mercado editorial”. O evento gratuito, que acontece na sede da instituição, já está com as inscrições encerradas e reunirá representantes das mais importantes editoras brasileiras.

A Fundação vai abrir sua gráfica braille – uma das maiores do mundo – para que os participantes vivenciem sua causa, conheçam a estrutura, os processos de produção e o novo leitor de ePub. Durante o Workshop, Lauri Cericato, consultor em educação e do mercado editorial, vai falar sobre “A importância da acessibilidade no Programa Nacional do Livro Didático” e Paulo Alves, gerente de pesquisa de mercado, vai apresentar a pesquisa “Cenários da Leitura Acessível”.

Realizado pelo Instituto Datafolha, o estudo analisa as condições de acesso aos livros acessíveis brasileiros, a atuação dos intermediários da leitura e o comportamento do público leitor com deficiência. “A pesquisa é reveladora e mostra um nicho importante e ainda pouco atendido pelo mercado editorial. São mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual e, entre eles, uma parcela de leitores ávidos por novidades e que são grandes consumidores de leitura acessível”, diz Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina, que vai participar do evento falando sobre “Garantia de acesso à leitura para todos”.

A iniciativa faz parte do projeto Cultivando a Leitura, que também realizou o 2º Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva e a produção e distribuição de 165 mil livros em formatos acessíveis para mais de três mil organizações de todo o país. “Em 1946, Dona Dorina criou a então Fundação para o Livro do Cego e a entidade era voltada para produção de livros em braile. Por isso, o Encontro com Editoras é muito importante para nós como Fundação, porque além de contribuirmos para que a inclusão da pessoa com deficiência visual seja realidade no mercado editorial, manteremos o legado e os princípios da entidade e de inovação e pioneirismo da nossa fundadora, que, em 2019, teria completado 100 anos”, finaliza Carla De Maria, coordenadora da área comercial da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

Serviço:

Local: Fundação Dorina Nowill para Cegos

Endereço: Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino

Data: 21 de agosto, quarta-feira

Horário: das 9h às 12h

 

Fonte: Advice Comunicação Corporativa

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+