Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Em agenda no estado da Paraíba, na cidade de Campina Grande, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, inaugurou na manhã desta quinta-feira (19), a 27ª Central de Interpretação de LIBRAS (CIL) do país e realizou a entrega de veículos e conjuntos de equipagem para conselhos tutelares de 10 municípios.

A ministra ressaltou o ganho em cidadania que as Centrais de LIBRAS representam. “Esta é uma política pública do governo da presidenta Dilma Rousseff que permite o acesso aos serviços públicos essenciais pelas pessoas surdas nos locais onde eles não têm condições de se comunicar a não ser com a presença de um intérprete de LIBRAS”, explicou a ministra.

A nova unidade da CIL, implantada pelo governo federal em parceria com o governo do Estado, está localizada na Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima, no bairro Liberdade, que possui 265 alunos com deficiência auditiva e atende interessados das cidades de fazem parte da região do Alto Compartimento da Borborema.

A presidente da Fundação e Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão, que coordena a CIL, afirmou que o governo do Estado da Paraíba atua de forma efetiva em parceria com a SDH/PR em todas as políticas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a exemplo dos Centros Especializados em Reabilitação de João Pessoa, Souza e Princesa Isabel.

Sobre a Central de LIBRAS, política específica da SDH/PR, a representante conta que a abertura das unidades na capital e no interior organiza uma demanda que se encontra reprimida. “Assim que abrimos a primeira CIL em João Pessoa, nos primeiros quatro meses fizemos cerca de 800 atendimentos de pessoas surdas que não tinham condições de acessar serviços essenciais”, explicou.

Segundo dados do IBGE (Censo 2010), Campina Grande possui cerca de 20,9 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva, que corresponde a 5,43% da população.

Municípios recebem veículos para conselhos tutelares

No campus da Universidade Federal de Campina Grande, foi realizada a entrega de conjuntos de equipagem e veículos para 10 conselhos tutelares. Foram beneficiadas as cidades de Lagoa Nova, Igaracy, Baraúna, Brejo dos Santos, Conde, Santana dos Garrotes, Itabaiana, Serra Redonda, Pilões e Taberoá.

“Estamos trabalhando para ter todos os conselhos do país equipados e fortalecidos. Além da entrega dos veículos e equipamentos, a SDH/PR atua ainda na capacitação, formação e aperfeiçoamento dos conselheiros para melhor atender uma demanda que diz respeito aos direitos das nossas crianças”, afirmou a ministra Ideli.

A ministra anunciou ainda que as eleições para os conselheiros tutelares de todo Brasil em um mesmo dia, no primeiro domingo de outubro, permite a elaboração de uma campanha nacional para um maior esclarecimento do processo e o incentivo para que pessoas participem da escolha dos novos conselheiros.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social)

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+