Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
aut
Dia 22 de agosto de 2016 | Por Rosa Buccino | Sobre Cultura e Literatura

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

Quando Janine Marta Coelho Rodrigues, educadora, professora e pesquisadora focada em educação, psicopedagogia, diversidade e direitos humanos, lançou o livro Pessoas com Síndrome de Down – uma reflexão para pais e professores (Wak Editora), embasou-se na própria experiência em se tratando das pessoas com essa deficiência, apontando alguns caminhos a serem seguidos no tocante à escolarização, aprendizagem e atendimento especializado a alunos com síndrome de Down.

Alinhada com o conteúdo da obra, Janine reforça sobre a necessidade de cursos de qualificação, aperfeiçoamento e formação continuada para educadores e professores de modo que possam se atualizar e, sobretudo, acolher seus alunos, além de alcançar níveis exitosos no que diz respeito ao ensino regular.

Seguindo adiante, entre suas abordagens, ela enxerga as atividades que estimulam e desenvolvem a psicomotricidade de alunos com a síndrome como sendo essenciais no processo de aprendizagem. “Adotar um zelo especial no desenvolvimento de fala e linguagem, além da atenção ao desenvolvimento social e afetivo de cada aluno, são igualmente importantes nesse processo”, detalha. E completa: “O método de alfabetização ancorado no construtivismo, respeitando as origens socioculturais e familiares do aluno, e um acompanhamento à saúde são positivos no atendimento escolar”.

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+