Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

botao_news botao_noticia

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

O Projeto Diversidade na Rua, da Mercur, deu mais um passo à frente para facilitar a vida das pessoas com deficiência. A Pulseira de Peso e o Fixador Multiuso são os mais novos recursos em tecnologia assistiva, construídos a partir de oficinas de cocriação com terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores, estudantes de design, pessoas com deficiência e seus familiares.

O Fixador Multiuso tem como objetivo possibilitar pessoas com dificuldades de preensão a segurarem diversos objetos, sejam eles pequenos ou robustos, desde um lápis até um copo. É um produto dinâmico, que pode ser utilizado na mão, palma, no dorso e também no antebraço.

Débora Haupt, cadeirante e participante de diversas oficinas proporcionadas pelo projeto, afirma ser gratificante participar da construção dos produtos junto com a Mercur, pois isso a ajudou a resolver todos os problemas de acesso a adaptações que tinha. “Hoje, eu sei que, quando precisar, irei acessar a loja do Diversidade na Rua e comprar por um preço honesto o necessário para conseguir minha máxima independência”.

Desenvolvido em Neoprene, material confortável e ajustável através de fecho aderente, o produto é bastante multifuncional, pois os objetos podem ser fixados através do passante do suporte de fixação ou assentidos ao fixador através de uma faixa aderente.

Já a Pulseira de Peso surgiu para auxiliar pessoas com tremores nos membros superiores a controlarem mais seus movimentos ao realizarem atividades diárias. De acordo com Cristina Fank, terapeuta ocupacional da Mercur, desenvolver produtos com as pessoas e não para elas é o que faz sentido no processo de crescimento do programa Diversidade na Rua.

“Dessa maneira, estamos considerando as pessoas como o centro do processo, como sujeitos que têm desejos, ideias e muito a contribuir. Esses produtos carregam consigo um pouquinho de cada um que participou da caminhada”, afirma a terapeuta. A pulseira diminui muito o gasto energético e também produz melhor ajuste do movimento, pois ajuda na coordenação motora, facilitando o desempenho das pessoas que já utilizam o aparelho.

Desde 2011 já foram desenvolvidos 16 produtos pelo projeto. Todos estão disponíveis na loja do Diversidade na Rua.

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+