Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

A meta é capacitar 100 mil docentes para que possam ensinar modalidades paralímpicas e incentivar a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física

 

O Instituto Península, organização social que tem o objetivo de melhorar a educação brasileira, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançaram, em 25 de fevereiro, o curso de ensino à distância “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”. O objetivo é capacitar 100 mil professores de Educação Física de todo o país até 2025, abordando diferentes modalidades paralímpicas.

 

Por meio do Impulsiona, projeto de iniciativa do Península que capacita docentes a disseminarem os valores e práticas do esporte nas escolas, o Instituto e o CPB oferecem o conteúdo totalmente gratuito. Com carga horária de 40 horas, o curso é dividido em módulos que contam sobre a história dos esportes paralímpicos, mostram as principais regras de cada modalidade e ainda entrevistas com atletas brasileiros. Os professores que cumprirem todas as etapas do curso em até 60 dias ganham um certificado assinado pelo Impulsiona, CPB e Ministério da Educação.

 

Além de promover a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, o curso também gera empatia nos jovens que não têm deficiência. “A educação física melhora o desenvolvimento cognitivo e é uma ferramenta pedagógica de inclusão dos alunos com deficiência. Não queremos fazer esporte paralímpico apenas para paraolímpicos, mas para todos, da forma mais inclusiva possível. Além disso, esse curso ensina a usar espaços alternativos na escola e a fazer os materiais para a prática destas modalidades esportivas”, explica Vanderson Berbat, diretor do Impulsiona.

 

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, também frisou a importância dos professores neste processo. “Não dá para mensurar a relevância que o trabalho do professor de educação física tem para a transformação na vida de um indivíduo que conhece o esporte e que, por meio dele, se inclui na sociedade. Maior do que os resultados esportivos e a trajetória dos grandes atletas, esse profissional promove a cidadania e a inclusão”.

 

O curso “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte” está disponível na plataforma de ensino à distância do Ministério da Educação, o AVAMEC, e pode ser acessado em https://impulsiona.org.br/esporte-paralimpico/.

 

Sobre o Instituto Península

 

O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e do Esporte. Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são a base para uma escola pública de qualidade. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. Para mais informações acessewww.institutopeninsula.org.br.

 

Sobre o Impulsiona

 

É a iniciativa de educação esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos. Com foco em ampliar o repertório esportivo e disseminar os valores do esporte a crianças e jovens, o Impulsiona oferece cursos online e conteúdos digitais gratuitos para a especialização de professores de educação física, coordenadores pedagógicos e educadores. Lançado em julho de 2017, já alcançou mais de 10 mil escolas em todo o país. Para saber mais sobre o Impulsiona, acesse www.impulsiona.org.br.

 

Fonte – Loures Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+