Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Destaque Site 1600x800 px Quimioterapia e Beleza-01
Dia 14 de fevereiro de 2018 | Por Audrey Scheiner | Sobre Notícias e Saúde
Banner intérprete (2)

Não são somente os cabelos caindo, a fraqueza, os inchaços e a queda da libido que são causados pela quimioterapia, debilitando o corpo de pacientes em tratamento contra o câncer. A boca também é um dos órgãos que sofrem consequências que podem ser cruéis. Pequenos problemas odontológicos e bucais podem se tornar graves durante uma quimioterapia.

Pensando nisso, o Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB), organização idealizada pela blogueira Flávia Flores, que ajuda a manter a vaidade, autoestima e beleza dos pacientes na caminhada pela cura, não poderia deixar de lado a questão dos cuidados bucais. “Incentivamos as pacientes a sorrir para a vida, mas como farão isso sem cuidar também do sorriso?”, questiona Flávia Flores, fundadora e embaixadora do IQeB.

Interna Site 1200x531 px Quimioterapia e Beleza-01

Este mês a ONG anuncia parceria com o Instituto Sorrir Para a Vida, criado pela dentista Marisa Helena de Carvalho, motivada pelo seu enfrentamento de câncer, juntamente com a oncologista Vanessa de Carvalho Fabrício, que oferece gratuitamente tratamento odontológico a pacientes com câncer e deficiência desde 2007.

“Entre as queixas das nossas Cats [participantes do projeto], estão o enfraquecimento e até perda de dentes durante o tratamento de quimioterapia”, conta Flávia. A blogueira também afirma que algumas mulheres ficam sem dentes centrais, que comprometem o sorriso e a autoestima de que tanto precisam para enfrentar o tratamento.

Desde o início de fevereiro o IQeB encaminha as Cats que necessitam de tratamento odontológico às especialistas voluntárias do Instituto parceiro.

Para participar

As Cats interessadas devem fazer cadastro no site: www.quimioterapiaebeleza.com.br, apresentar a documentação solicitada, em seguida passar por uma triagem com a assistente social do projeto para avaliação do perfil socioeconômico. Assim, fica garantido o atendimento a quem precisa.

Segundo o dentista colaborador do próprio IQeB, Dr. Eduardo Rollo Duarte, pacientes em tratamento de câncer devem prestar atenção redobrada à saúde bucal antes mesmo de iniciar a químio. “Cerca de 60% dos pacientes com câncer podem vir a enfrentar uma perda dentária ou problemas bucais em decorrência do tratamento contra a doença”, diz Dr. Eduardo.

O profissional relata que os cuidados com a boca são de extrema importância para qualquer indivíduo e, ao se descobrir o câncer é fundamental que um dentista seja consultado antes do início da quimioterapia. “Com isso, eventuais problemas existentes podem ser resolvidos e não resultarão em situações mais graves durante o processo quimioterápico, que é muito forte”, finaliza.

Agora o IQeB traz mais esse benefício a homens e mulheres interessados e que precisam de apoio gratuito.

Posts Relacionados

Assine a Revista D+