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O livro utiliza uma linguagem simples e prática para guiar o leitor pelo mundo da mente de crianças e pessoas com TEA severo e moderado. Os autores apresentam atividades extremamente práticas para desenvolver os seguintes aspectos:

·       Estimulação de formatos básicos de interação.

·       Estimulação para desenvolver atuação compartilhada (joint action).

·       Estimulação para desenvolver ação conjunta (joint attention).

·       Estimulação para desenvolver brincadeira social e de faz de conta.

·       Desenvolvimento da comunicação não verbal.

·       Desenvolvimento das primeiras palavras.

·       Desenvolvimento da imitação.

·       Desenvolvimento da estrutura básica da interação social.

·       Estimulação dos processos psicológicos básicos para a interação social.

·       Estratégias avaliativas da comunicação não verbal.

·       Estratégias para o controle de problemas de comportamento.

·       Estimulação do desenvolvimento emocional, da empatia e do altruísmo.

As atividades apresentadas têm sido aplicadas por muitas famílias durante os últimos 20 anos, ajudando a utilizar as rotinas cotidianas, o tempo e as situações naturais do convívio familiar, facilitando os processos de estimulação comunicativa de crianças com TEA e melhorando a qualidade de vida familiar.

O texto se complementa com as anedotas e reflexões de uma mãe e um pai em permanente aprendizagem do que significa viver com uma pessoa com TEA, convivendo com um estilo diferente de viver, com desafios, dúvidas, questionamentos e avanços cotidianos que orientam a valorar as coisas mais importantes de serem pais de uma pessoa com TEA (ou qualquer outro transtorno) e de aceitar amorosamente a diferença.

O modelo de intervenção comunicativa descrito nesse livro foi especificamente desenvolvido para ser ensinado não somente a profissionais da área dos TEA – Transtornos do Espectro Autista, transtornos do desenvolvimento e transtornos da comunicação e da linguagem, mas também às famílias.

Nos últimos anos, os autores têm aplicado o sistema de coaching familiar, ensinando aos pais e demais membros das famílias como estimular o desenvolvimento comunicativo, cognitivo e o controle emocional de crianças com autismo severo, moderado e leve e outros casos de patologias que afetam a comunicação e a interação social (síndrome de Down, Angelman, X Frágil, etc.). O enfoque tem fundamentos na Neurociência da linguagem e da comunicação, na linguística cognitiva e na própria experiência dos autores como pais de um menino com TEA severo.

As estratégias e atividades apresentadas foram desenvolvidas para facilitar o convívio das famílias com seus filhos com TEA, usando materiais simples, utilizando as rotinas do cotidiano, tanto em casa quanto na escola. O enfoque de ACME forma parte de uma série de pesquisas que está sendo desenvolvida por diferentes universidades no Chile e de programas de mestrado em TEA, sendo utilizada por clínicos, professores e famílias em geral.

Autores: MIGUEL ANTONIO HIGUERA CANCINO E JÔSE FLÁVIA KAUFMANN

Formato: 17 x 24cm  –   224 páginas

ISBN/COD. BARRAS:  978-85-7854-428-7

Preço: R$ 66,00

WAK Editora

 

 

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