
O livro utiliza uma linguagem simples e prática para guiar o leitor pelo mundo da mente de crianças e pessoas com TEA severo e moderado. Os autores apresentam atividades extremamente práticas para desenvolver os seguintes aspectos:
· Estimulação de formatos básicos de interação.
· Estimulação para desenvolver atuação compartilhada (joint action).
· Estimulação para desenvolver ação conjunta (joint attention).
· Estimulação para desenvolver brincadeira social e de faz de conta.
· Desenvolvimento da comunicação não verbal.
· Desenvolvimento das primeiras palavras.
· Desenvolvimento da imitação.
· Desenvolvimento da estrutura básica da interação social.
· Estimulação dos processos psicológicos básicos para a interação social.
· Estratégias avaliativas da comunicação não verbal.
· Estratégias para o controle de problemas de comportamento.
· Estimulação do desenvolvimento emocional, da empatia e do altruísmo.
As atividades apresentadas têm sido aplicadas por muitas famílias durante os últimos 20 anos, ajudando a utilizar as rotinas cotidianas, o tempo e as situações naturais do convívio familiar, facilitando os processos de estimulação comunicativa de crianças com TEA e melhorando a qualidade de vida familiar.
O texto se complementa com as anedotas e reflexões de uma mãe e um pai em permanente aprendizagem do que significa viver com uma pessoa com TEA, convivendo com um estilo diferente de viver, com desafios, dúvidas, questionamentos e avanços cotidianos que orientam a valorar as coisas mais importantes de serem pais de uma pessoa com TEA (ou qualquer outro transtorno) e de aceitar amorosamente a diferença.
O modelo de intervenção comunicativa descrito nesse livro foi especificamente desenvolvido para ser ensinado não somente a profissionais da área dos TEA – Transtornos do Espectro Autista, transtornos do desenvolvimento e transtornos da comunicação e da linguagem, mas também às famílias.
Nos últimos anos, os autores têm aplicado o sistema de coaching familiar, ensinando aos pais e demais membros das famílias como estimular o desenvolvimento comunicativo, cognitivo e o controle emocional de crianças com autismo severo, moderado e leve e outros casos de patologias que afetam a comunicação e a interação social (síndrome de Down, Angelman, X Frágil, etc.). O enfoque tem fundamentos na Neurociência da linguagem e da comunicação, na linguística cognitiva e na própria experiência dos autores como pais de um menino com TEA severo.
As estratégias e atividades apresentadas foram desenvolvidas para facilitar o convívio das famílias com seus filhos com TEA, usando materiais simples, utilizando as rotinas do cotidiano, tanto em casa quanto na escola. O enfoque de ACME forma parte de uma série de pesquisas que está sendo desenvolvida por diferentes universidades no Chile e de programas de mestrado em TEA, sendo utilizada por clínicos, professores e famílias em geral.
Autores: MIGUEL ANTONIO HIGUERA CANCINO E JÔSE FLÁVIA KAUFMANN
Formato: 17 x 24cm – 224 páginas
ISBN/COD. BARRAS: 978-85-7854-428-7
Preço: R$ 66,00
WAK Editora