Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Série diária quer manter os jovens e pessoas com deficiência conectados aos cursos profissionalizantes gratuitos do IOS

 

Por conta da quarentena e para colaborar com o combate à pandemia do coronavírus, o Instituto da Oportunidade Social (IOS) – há mais de 20 anos comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência por meio de projetos de formação profissionalizante gratuita – está utilizando “lives” diárias para manter os alunos e demais interessados conectados às aulas. Os encontros acontecem de segunda à sexta-feira, em três horários: às 10h00, às 15h00 e às 20h00.
Com duração de 60 minutos, as “lives” do IOS têm reunido um público de cerca de 400 participantes. Cada dia é abordado um tema diferente, com a coordenação de uma equipe de profissionais multidisciplinares, que inclui desde professores e instrutores das unidades do IOS de São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville e Belo Horizonte, até psicóloga, assistente social, especialista em conteúdo, comunicólogos entre outros. Os interessados podem participar gratuitamente, acessando o canal do IOS no YouTube, http://www.youtube.com/user/institutoios.
Temas das “lives”:
30/3 – O Mercado de trabalho mudou! E você, está acompanhando?
31/3 – Saindo do vermelho: pare de gastar dinheiro à toa
01/4 – Pequenas atitudes para salvar o mundo
02/4 – Está sem saber o que estudar? Já pensou em tecnologia?
03/4 – Estudar é preciso, mas até quando?
O IOS oferece 10 cursos de formação profissional focados na área de TI, em quatro estados brasileiros. Para isso, conta com o apoio de mais de 120 empresas, que atuam como empregadoras dos alunos já formados e ex-alunos ou apoiando os projetos. De acordo com o Relatório Anual GRI 2018, cerca de 3.030 vagas foram oferecidas pela instituição em 2018.
Os cursos são gratuitos e incluem conceitos administrativos com aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Além disso, também incluem na grade curricular conceitos e práticas sobre vivência corporativa, onde os alunos aprendem a elaborar e-mails, apresentações e participar de reuniões.
Programa IOS de Oportunidades
Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização. Ao longo dos 21 anos de trajetória, o IOS já formou mais de 36 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo, ampliando a renda dessas famílias em cerca de 40%.
Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 22 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), o IOS já formou mais de 36 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Beneficente Elidas Gliksmanis, Hyundai, IBM, JP Morgan Chase Foundation, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras. Mais informações: http://www.ios.org.br

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+