Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
destaqueAUD
Dia 12 de abril de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Notícias

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

A emoção de jogar videogame é para todos e não há limites e barreiras para usufruir dessa diversão. A prova disso é o que o jogador holandês fez: conhecido pelo apelido de Sven, conseguiu vencer o adversário, chamado Musashi, em seu primeiro campeonato do jogo de luta Street Fighter V, ocorrido na Espanha. Detalhe: Sven tem deficiência visual, Musashi não.

Para vencer a partida, Sven jogou com o personagem Ken, que tem como ponto forte um estilo de luta agressivo. É possível ver no vídeo que ele não joga de forma aleatória e sim correspondendo aos ataques do inimigo no jogo.

Os efeitos sonoros ajudaram muito Sven durante a jogatina.

Os efeitos sonoros ajudaram muito Sven durante a jogatina.

Sven é cego desde os cinco anos por causa de um câncer. Ele ficou com muito medo de não poder se divertir com os videogames. Foi quando a Capcom lançou o Street Fighter II para o console Super Nitendoque: ele ficou feliz por poder jogar apenas com o som.

O jogador comenta que tinha diversas estratégias para vencer a partida, utilizando somente os sons. A trilha sonora e os efeitos musicais o ajudaram muito a identificar o que acontecia na luta. “O game tem efeitos muito bons e como eu uso um fone para jogar, eu consigo saber o que está acontecendo porque o som é dividido entre esquerda e direita. Quando um personagem está dando um soco ou um chute, ele faz sons diferentes. É preciso estudar esses sons por bastante tempo”, explicou o jogador.

Sven não conseguiu chegar ao final do torneio, mas diz que pretende continuar competindo.

Veja o vídeo da partida abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=LJwe7uOmPJ0&t

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+