Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Dia 29 de junho de 2016 | Por Brenda Cruz | Sobre Cultura e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em português

“Não devemos falar a língua dos outros, nem utilizar o olhar dos outros, porque, nesse caso, existiremos através dos outros.” A frase de Evgen Bavcar, fotógrafo e ensaísta esloveno, está no primeiro parágrafo da introdução do recém-lançado Malacabado, livro de Jairo Marques. O autor revela que essa frase constitui o coração da obra, que vem antes de tudo trazer suas vivências e seus sentimentos acerca de sua história e de como o olhar o outro o fez querer lutar contra as opiniões alheias.

O lançamento do livro na noite de ontem (28) reuniu, na livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, centenas de amigos, familiares e fãs do jornalista. Mais de 200 exemplares foram vendidos a uma longa fila de espera para a sessão de autógrafos. Logo no início da noite, a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, foi prestigiá-lo.

“Eu achava que escrever seria difícil. Mas agora, vendo todas essas pessoas aqui, estou mais tenso com a repercussão! Agora é que começa a expectativa: saber como será a leitura e o entendimento de todas essas pessoas”, disse Jairo para a deputada Mara Gabrilli, que também esteve no concorrido lançamento ontem à noite.

 “O Jairo é um jornalista de muita qualidade, gosto muito da forma irreverente que ele escreve. Acho que ele é muito importante para o movimento, porque é ‘fora da curva’, ele pensa de um jeito que estimula as pessoas a refletirem de uma forma mais inusitada”, declara Mara Gabrilli, após garantir seu exemplar autografado. E completa: “Eu tenho certeza que esse livro traz muita expectativa a respeito do relacionamento humano, por ele ser um cadeirante. É o olhar dele sobre tudo o que ele viveu, então é um olhar diferenciado”.

Para quem não pôde ir, há pré-venda no site da livraria Saraiva (www.saraiva.com.br/) e no da Livraria da Travessa (www.travessa.com.br/). Hoje Jairo está lançando seu livro na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro.

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados