Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Foto: Cintia Alves
Dia 6 de novembro de 2015 | Por Cintia Alves | Sobre Notícias e Tecnologia

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Segundo censo do IBGE 2013, estima-se que no Brasil existem mais de 2 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física. Em vista disso, propõem-se a cada ano melhorias na qualidade de vida dos PcDs com a ampliação das diretrizes no âmbito legislativo no país.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência Nº 13.146/15, que entra em vigor em janeiro de 2016, impõe no Art. 51 que: “As frotas de empresas de táxi devem reservar 10% (dez por cento) de seus veículos acessíveis à pessoa com deficiência”.

Visando avanços para suprir as necessidades do mercado brasileiro, a empresa Italmobility lançou ontem (05), em São Paulo, o primeiro carro da empresa com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, Spin Wav (Wheelchair Acessible Vehicle). O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura de São Paulo, SPTrans e Cooperativas de Táxi.

O acesso ao veículo feito pela porta traseira é facilitado pelas ancoragens elétricas que não deixam retroceder a cadeira no momento do embarque. / Foto: Cintia Alves

A tecnologia italiana presente nos dispositivos do veículo é composta por piso rebaixado, luzes de led, compartimentos extra para objetos, revestimentos em plástico ABS, proporcionando confiança e comodidade aos passageiros; além de manter a estética e design de um carro comum com a visibilidade frontal e lateral para que o PcD viaje no mesmo nível dos demais.

“A nossa expectativa é criar um novo conceito no transporte acessível, no qual tenha extrema segurança, conforto e qualidade”, comenta o sócio diretor da Italmobility, Giácomo Morandini.

O novo modelo adaptado pode ser utilizado normalmente na ausência de PcDs com uso de todos os assentos, facilitando a vida não apenas de taxistas, mas também de famílias que necessitam da acessibilidade.

Por Cintia Alves

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+