Referência em inclusão e acessibilidade!
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Foto do evento de lançamento do Selo: sala com um telão ao fundo, escrito CPA, Comissão Permanente de Acessibilidade. Selo de Acessibilidade Digital. Na frente dele, algumas pessoas sentadas em poltronas e um homem em pé, falando ao microfone, de frente para o público, que está sentado, de costas para a câmera.
Dia 23 de maio de 2018 | Por Brenda Cruz | Sobre Notícias e Tecnologia
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Na última quinta-feira, 17, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), lançou o Selo de Acessibilidade Digital, que certificará páginas web que cumprem os critérios estabelecidos pelas normas nacionais de acessibilidade. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática da inclusão na web.

“A Lei Brasileira de Inclusão estabelece a obrigatoriedade de haver acessibilidade nos sites de empresas ou governos, garantindo que as informações cheguem para todas as pessoas. Como não havia um órgão que regulamentasse esse direito, a Comissão Permanente de Acessibilidade, autoridade consultiva e deliberativa no assunto, está liderando essa iniciativa inédita no País”, destacou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O Selo será concedido ao conjunto de páginas eletrônicas que obtiverem percentual de aderência às recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico de, no mínimo, 95% e cumprimento total da lista de verificação para análise manual de acessibilidade em portais e sítios eletrônicos.

Para a realização dos testes de navegação acessível deve-se utilizar os seguintes leitores de tela: JAWS for Windows, NVDA, VoiceOver (nativo no MacOS e no iOS) e TalkBack (nativo no Android), levando-se em conta itens como:

– Navegação na página;

– Estrutura, navegação por cabeçalhos e por blocos de conteúdos;

– Imagens acessíveis;

– Preenchimento e navegação em formulários;

– Tamanho e relacionamento de elementos;

– Conteúdo textual;

– Legendas, transcrições e audiodescrição;

A solicitação do Selo a partir de agora pode ser realizada pelo Portal 156 ou pelo site da SMPED, com o encaminhamento dos documentos necessários para o e-mail acessibilidade digital@prefeitura.sp.gov.br. A relação completa dos documentos necessários está disponível no site da SMPED.

Após o requerimento, a Divisão de Acessibilidade Digital e Comunicação Inclusiva (DADCI) irá emitir um Relatório Técnico de Avaliação da Acessibilidade e passará para a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED, que concederá o Selo.

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