Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Aquecendo o público para a segunda edição do Festival Líricas Paulistanas, que entre os dias 22 e 26 de maio irá reavivar a memória da Vanguarda Paulista com filmes, bate papos, performances poéticas e apresentações musicais, São Paulo recebe o evento Líbricas Paulistanas – voltado à comunidade surda da capital e região. A proposta, uma série de quatro encontros que instaura um grupo de estudos sobre os processos de tradução, interpretação e transcriação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o português e vice-versa, a partir de elementos constitutivos das duas línguas, já tem data marcada: Líbricas Paulistanas acontece nos dias 7, 9, 14, 16 e 17 de maio no Sesc Pinheiros. A entrada é franca. Para garantir sua participação, é preciso se inscrever para os cursos a partir do dia 2 de maio, na Central de Atendimento do Sesc.

Líbricas Paulistanas parte do desejo de apresentar ao público surdo um pouco desse importante movimento cultural – que entre as décadas de 70 e 80 colocou em evidência nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Ná Ozzetti e Tetê Espíndola – suas produções e reverberações nos dias de hoje, a partir do contato com artistas, textos e letras de música, com enfoque no estudo e nas possibilidades de tradução e transcriação para a Libras.

O público-alvo são ouvintes, surdos e intérpretes interessados nesse processo rico e complexo. O ponto de partida das práticas são textos e letras de música do universo da Vanguarda Paulista. O projeto culmina num show de Mauricio Pereira, que apresentará seu mais recente disco, o elogiado Outono no Sudeste, permeado por intervenções poéticas bilingues e interpretado por profissionais que passaram pelo grupo de estudos. Uma oportunidade e tanto para entrar em contato com a poética característica da Lira e com um processo horizontal de acessibilidade e propagação cultural.

SERVIÇO – LÍBRICAS PAULISTANAS
Quando: 7, 9, 14, 16 e 17 de maio
Onde: Sala Múltiplo Uso (3° andar) – Sesc Pinheiros – R. Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP
Valor: Gratuito
Recomendação: 14 anos
Inscrições a partir de 2/5 na Central de Atendimento.

Programação e horários

07/05 – 19h às 22h
A história do Lira Paulistana | A história do Corposinalizante
Palestrantes: Wilson Souto (Gordo), Cibele Lucena e Joana Mussi
• Um mediador/provocador ouvinte (Caco Pontes) e um surdo (Léo Castilho) que seguirão a formação com o grupo após as palestras.

09/05 – 19h às 22h
A poesia e a composição na lira paulistana / oralidade e sonoridade X corporalidade
Palestrantes: Mauricio Pereira e Léo Castilho
• Um mediador/provocador ouvinte (Daniel Minchoni) e um surdo (Léo Castilho) que seguirão a formação com o grupo após as palestras.

14/05 – 19h às 22h
Semiótica e visual vernacular: as possibilidades da língua signo
Palestrantes: Julio Cesar Mendonça e Fábio de Sá
• Um mediador/provocador ouvinte (Caco Pontes) e um surdo (Léo Castilho) que seguirão a formação com o grupo após as palestras.

16/05 – 19h às 22h
Transcriação: fundamentos da poesia e da canção em duas línguas de estruturas diferentes
Palestrantes: Marcelo Segreto e Erika Mota
• Um mediador/provocador ouvinte (Daniel Minchoni) e um surdo (Léo Castilho) que seguirão a formação com o grupo após as palestras.

17/05 – 20h30
Show Mauricio Pereira – Outono no Sudeste
com intervenções poéticas bilíngues

Festival Líricas Paulistanas

O festival Líricas Paulistanas surge para valorizar a memória da Vanguarda Paulista, homenageando os artistas que fizeram parte do movimento e propondo uma conexão com grupos e artistas da nova geração que se inspiram na atitude de seus antecessores, um olhar mais aprofundado para como essa influência se deu entre compositores e poetas, com uma proposta de renovação estética, estabelecendo continuidade criativa de iniciativas que não se sustentam pela indústria cultural, mas por sua resistência social, estética e filosófica. A proposta foi premiada pelo edital Proac Festivais I, em 2016, reunindo a velha guarda da Vanguarda com herdeiros do legado que reconhecem em suas criações a influência cultural deixada por este rico movimento artístico. Com novo apoio do edital Proac Festivais II, sua segunda edição será realizada em maio de 2019 e conta com participações de cerca de 25 artistas e grupos, dentre eles Grupo Rumo, Língua de Trapo e Orquídeas do Brasil.

Acompanhe:
https://liricaspaulistanas.wixsite.com/2festival
https://www.facebook.com/liricaspaulistanas/

Fonte: Flora Miguel – assessoria de comunicação e imprensa

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+