Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em português

A editoria Por Dentro das Grandes, da Revista D+, busca trazer ações inclusivas realizadas por empresas “de nome” no mercado a fim de incentivá-las a aprimorar ainda mais sua política de inclusão e, também, encorajar outras a se destacar nesse quesito. Contudo, há certa dificuldade em encontrar as companhias que, de fato, incluem o profissional com deficiência.

A pouco menos de um mês para o 25º aniversário da Lei de Cotas, um dado bastante preocupante ainda ronda a questão da inclusão no mercado de trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, hoje, mais da metade das vagas que deveriam ser ocupadas por pessoas com deficiência estão vazias.

A lei estabelece que empresas com mais de 100 funcionários contratem de 1% a 5% de pessoas com deficiência (quanto mais funcionários, maior esta porcentagem). Porém, das 39.260 empresas que estão sob a lei, e das 828 mil vagas que elas deveriam ofertar, apenas 327.215 estão preenchidas.

Entre as justificativas que as empresas relatam estão: a falta de capacitação dos profissionais com deficiência e a crise financeira que o Brasil atravessa.

Por Renata Lins

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+