Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Destaque Site 1600x800 px Oficina de Artes-01 (1)
Dia 26 de fevereiro de 2018 | Por Audrey Scheiner | Sobre Cursos, Feiras & Eventos e Notícias
Banner intérprete (2)

Segunda feira, 26, das 9h às 12h, o Memorial da Inclusão receberá uma oficina de arte em que cerca de 20 alunos cegos com idades entre 13 e 18 anos, do Instituto de Cegos Padre Chico, irão aprender técnicas para a produção de móbile tátil com texturas em forma de um avião, inspirado na obra “Tapete Voador”, do artista Alex Flemming, exposta na mostra “Inclua-me Arte e Cultura para Todos”. O Memorial da Inclusão está localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda.

Durante as atividades, os participantes utilizarão materiais como cola, tesoura, tecidos, papel camurça, EVA, papel micro-ondulado, fio de nylon e miçangas. A oficina será ministrada pela artista Marina Baffini, responsável pela reprodução tátil das obras da mostra que estará no Memorial da Inclusão até o dia 28 de março.

A exposição consiste na adaptação tátil e audiodescrição de doze trabalhos de artistas contemporâneos nacionais e internacionais para a apreciação de pessoas com deficiência visual. As obras originais estão nas unidades do Sesc Santana, Bom Retiro e Ipiranga e as reproduções podem ser visitadas de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h.

A mostra também terá a fotografia da obra original, a adaptação tátil produzida com materiais como lixa, tecidos, couro, emborrachados, papelão, tinta e plástico e recursos de audiodescrição.

Além das exposições temporárias, o Memorial da Inclusão tem um acervo fixo que aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Serviço:

Oficina de produção de móbile tátil

Data: 26 de fevereiro

Horário: das 9h às 12h

Exposição “Inclua-me Arte e Cultura para Todos”

Data: até 28 de março

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h

Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+