Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

Entre os dias 20 e 25 de março, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro receberá os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017. O espaço reunirá cerca de mil atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de mais de 20 países, que competirão nas modalidades: atletismo, bocha, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas.  A delegação brasileira contará com 261 pessoas, sendo 174 atletas nas 12 modalidades, 79 oficiais e oito acompanhantes.

A única modalidade esportiva que será realizada fora do CT Paralímpico é o tênis em cadeira de rodas. Entre os dias 21 e 24 de março o Clube Esperia, um dos mais tradicionais de São Paulo, sediará as essas competições. “É uma grande honra para o Esperia sediar este tipo de evento. A cada dia temos nos reafirmado  como um centro de formação de atletas e paratletas, um Clube inclusivo não apenas no que se refere à  infraestrutura, mas também no âmbito social e esportivo. Desde que tivemos projetos aprovados pelo  Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), estamos investindo ainda mais em modalidades  paradesportivas”, comenta o presidente do Clube, Dr. Osmar Monteiro, no site do clube.

Há quatro anos, na última edição dos Jogos Parapan-Americanos, o Brasil liderou o quadro geral com 209 conquistas, sendo 102 de ouro, 65 de prata e 42 de bronze. O evento ocorreu em Buenos Aires, Argentina, e reuniu 631 atletas de 16 países, que competiram em dez modalidades. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.

Localizado no Parque Fontes do Ipiranga (Km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes), o CT é uma parceria do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o governo federal, através do Ministério do Esporte. O objetivo do empreendimento que abriga 15 modalidades paralímpicas é fomentar o paradesporto brasileiro criando condições para que seus atletas se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre dando ênfase às técnicas avançadas e novas tecnologias.

Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 serão de livre acesso ao público, portanto, não haverá cobrança de ingressos. Os espectadores terão, apenas, que pegar uma pulseira de identificação na entrada principal do Centro de Treinamento Paralímpico. O local, no entanto, está sujeito a lotação. Também não há estacionamento dentro do complexo. A estação de metrô mais perto é a Jabaquara.

Serviço

CT Paralímpico

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5, s/n – Vila Guarani, São Paulo – SP, 04329-100

Telefone: (11) 3270-4501

Para mais informações: www.cpb.org.br/

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados