Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Abertura oficial da Mobility & Show/ Crédito: Jessica Carecho
Dia 8 de outubro de 2015 | Por Brenda Cruz | Sobre Comportamento e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Evento contempla produtos e serviços para pessoas com deficiência no Autódromo de Interlagos

Por Brenda Cruz

Nos dias 19 e 20 de setembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo,  ocorreu a primeira Mobility & Show, produtos e equipamentos para a mobilidade da pessoa com deficiência. O evento foi inspirado na “Mobility Road Show”, feira que acontece em Londres, na Inglaterra, há cerca de 30 anos, no Autódromo de Donington Park.

O evento foi adaptado à realidade brasileira e o foco foi nas exposições de automóveis, triciclos e cadeiras de rodas motorizadas, prestação de serviços como despachantes, autoescolas, adaptadoras de veículos, seguradoras, bancos, além de produtos para acessibilidade, como plataformas, elevadores e rampas.

Estande da Revista D + distribuição de exemplares e divulgação de produtos. / Crédito: Jessica Carecho

Estande da Revista D + distribuição de exemplares e divulgação de produtos. / Crédito: Jessica Carecho

Tendas com informações e auxílio à PcDs./Crédito: Jessica Carecho

Tendas com informações e auxílio à PcDs./Crédito: Jessica Carecho

Nesses dois dias de evento o público teve a oportunidade de dirigir carros adaptados e fechar negócios junto às montadoras e concessionárias parceiras. Fabio Quintão, gerente da empresa KIVI, de origem italiana, revelou que a empresa já atua no setor há 26 anos, na Europa, e estão no Brasil há pouco mais de um ano. A empresa apresenta peças adaptadas diferentes das que já existem no mercado brasileiro, como volantes com funções interativas. “O nosso intuito é dar a possibilidade de as pessoas se locomoverem. Não vendemos equipamentos e sim liberdade. Temos um projeto de lançamento  de um carro aqui no Brasil, em que o cadeirante vai poder entrar em seu carro sem sair da cadeira de rodas. O lançamento desse carro já está previsto para os próximos meses”, revela Quintão.

Marcelo Saraiva, representante da Chevrolet, conta que a é a primeira vez que a empresa participa de eventos que chamam a atenção para a isenção de impostos no setor automobilístico. “Para o evento, trazemos uma linha de produtos bem vocacionada para a pessoa com deficiência. Nós temos pelo menos 6 modelos completamente diferentes, e todos com possibilidades de transmissão automática”, diz Saraiva.

Para Fernando Klein, representante da Toyota, o evento é muito estratégico para se atingir o público que, segundo ele, é cativo da empresa. “Nós temos um segmento muito presente em lançamentos e carros já com longa duração, temos um volume de vendas bem representativo para esse segmento, tanto que mantivemos o preço do Corolla dentro dos 70 mil para poder oferecer as duas isenções”, revela Klein.

O kart Eficiente é a único na categoria que realiza a inclusão com PcDs./Crédito: Jessica Carecho

O kart Eficiente é a único na categoria que realiza a inclusão com PcDs./Crédito: Jessica Carecho

Domingos Zamora é o idealizador do Kart Eficiente, único na categoria que realiza a inclusão de PcDs. Com apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude e o Ministério do Esporte, forma anualmente 25 pilotos que participam de campeonatos paulistas de kart.

A participação em eventos é unicamente para divulgar o trabalho e realizar o cadastramento dos interessados no assunto. Nenhuma taxa é cobrada, e o Kart Eficiente fornece todo o equipamento do piloto. Com mecânica quase idêntica aos F-4 tradicionais, às adaptações do acelerador e freio são controles manuais que ficam no volante.

“Calma é precisão e precisão é rapidez”, esse é o pilar de sustentação da Sanctus Barbearia Itinerante, voltado para o

 Sanctus Barbearia Itinerante na Mobility & Show. Foram atendidas 280 pessoas. / Crédito: Jessica Carecho

Sanctus Barbearia Itinerante na Mobility & Show. Foram atendidas 280 pessoas. / Crédito: Jessica Carecho

atendimento de pessoas com deficiência.

Por observarem a falta de barbearias adaptadas e principalmente, profissionais capacitados e habilitados neste segmento, a empresa faz atendimento especializado com tratamentos de pele e pelos. A Sanctus Barbearia é itinerante, ou seja, levam á  barbearia a casa do cliente, ou no seu trabalho ou a outro lugar mais apropriado.

Em um ambiente minimalista da mistura de várias tendências, a Sanctus Barbearia atrai o olhar para um ambiente diferente do habitual.  A metodologia própria e exclusiva, conquista o cliente, que recebe um ritual chamado em todo o procedimento de “EL Caminho de la Barba”.  Inicia-se pela massagem facial, que além de efeito relaxante proporciona diversos benefícios.

 “E esse conjunto harmonioso de detalhes em uma sequência padronizada, reflete em um resultado fantástico do trabalho, nossa linha de pensamento é que:  sempre, preparamos hoje a facilidade do serviço da próxima semana, pois a pele estará macia e os pelos sedosos para que tenhamos um melhor deslizamento do navalhete e um resultado melhor constantemente”, esclarece Alfredo Stegemann.

 Fotógrafos com Síndrome de Down fizeram toda a cobertura fotográfica do evento. / Crédito: Jessica Carecho

Fotógrafos com Síndrome de Down fizeram  a cobertura fotográfica do evento. / Crédito: Jessica Carecho

Quem compareceu no evento teve a oportunidade de assistir a diversas apresentações de grupos que trabalham com a inclusão da pessoa com deficiência. A abertura do evento também contou com a presença da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo, Marianne Pinotti.

Lembrando que o dia 21 de Setembro é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretária Marianne Pinotti, reafirmou que a missão de sua secretaria é trabalhar todas as áreas da vida da pessoa com deficiência, a acessibilidade, a questão dos ônibus, táxis acessíveis, calçadas, comunicação, semáforos sonoros e tantas outras questões que precisam ter uma atenção especial.

Para a Secretária, todo evento que contribui para a divulgação de informações é de grande importância. A Mobility & Show, que tem o segmento automotivo, não poderia ser diferente, já que ela proporcionou para o público presente, tanto as informações, quanto a participação com teste drives, compras de carros adaptados, além de produtos e serviços para essa categoria. “O mais importante é esse momento de encontro, em que há os públicos com e sem deficiência interessados nessas questões de acessibilidade. As atividades culturais que ocorrerão o dia todo formalizam e trazem informações para que nossa causa seja divulgada e, dessa maneira, as pessoas entendam e incluam cada vez mais”, declara Pinotti.

A secretária Marianne ainda ressaltou que a cidade de São Paulo, apesar de ser complexa devido ao tamanho, avançou muito na questão da acessibilidade, há locais como a Av. Paulista, onde a acessibilidade é quase plena, e regiões como a Capela do Socorro e outros locais que não se têm nem mesmo calçadas. “É claro que o poder público tem uma função fundamental, mas a população também precisa se conscientizar e praticar a inclusão” explica a secretária.

Carro adaptado para PcDs

Carro adaptado para PcDs

A Mobility & Show recebeu o total de 2.863 pessoas no final de semana. Para os organizadores do evento foi um grande sucesso. “Muito mais que a quantidade de pessoas, o que mais contou nesse final de semana foi a qualidade do público que compareceu no evento, pois são pessoas que estavam interessadas na compra dos carros e nas informações que estávamos divulgando”, afirmou Rodrigo Rosso, organizador da Mobility & Show, em São Paulo.

Segundo Rosso, o evento superou as expectativas para essa primeira edição e já há a possibilidade de ocorrer duas edições da Mobility & Show em 2016. Uma no primeiro semestre, novamente no autódromo de Interlagos, e outra no segundo semestre, fora do estado de São Paulo. “O evento foi muito bom, foi um final de semana lindo, com muito sol. Tanto o público quanto os expositores ficaram satisfeitos com os resultados, e isso afirma a necessidade de eventos como este, pois esse público quer ter a oportunidade de ver novidades que o mercado está produzindo” enfatiza o organizador.

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+