
A partir de hoje, diversos monumentos e fachadas de edifícios públicos e privados de diversas capitais do Brasil ganharão iluminação vermelha devido à campanha Junho Vermelho, organizada pelo movimento Eu dou Sangue pelo Brasil. A iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo em todo o país, vem lembrar a importância desse ato e tem o objetivo de incentivar os brasileiros a doar sangue e tornar essa prática um hábito.
No Brasil, os doadores correspondem a apenas 1,9% da população, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um país sejam doadores. A situação se agrava no inverno, quando é esperada uma redução no número de doações em cerca de 30%. Em 2015, o Junho Vermelho conseguiu evitar essa queda no período dos meses de junho, julho e agosto e ainda gerou um aumento no volume de doações em torno de 30%, segundo dados da Hemorrede da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Hoje, no Brasil, são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsas de sangue, correspondendo a 3,1 milhões de transfusões em ambulatórios e hospitais.
No período de férias, cresce o número de acidentes nas estradas, pressionando ainda mais os estoques dos hemocentros. “Nada substitui o sangue e, portanto, só a solidariedade pode ajudar aqueles que precisam”, enfatiza Diana, uma das organizadoras da campanha Junho Vermelho.
Veja as cidades e as edificações que serão iluminadas:
Bahia
Elevador Lacerda
Rio de Janeiro
Cristo Redentor
Curitiba
Teatro do Paiol
Teatro Novelas Curitibanas
Casa Hoffman
Capela Santa Maria
Memorial de Curitiba
Ópera de Arame
São Paulo
Viaduto do Chá
Biblioteca Mario de Andrade
Ponte das Bandeiras
Monumento às Bandeiras
Estátua do Borba Gato
Câmara dos Vereadores
Sala São Paulo
Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social
Sede da Secretaria de Saúde
Fonte do Parque do Ibirapuera
Instituto do Câncer – ICESP
Memorial da América Latina
Assembleia Legislativa do Estado de SP
Por Brenda Cruz