Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em português

A partir de hoje, diversos monumentos e fachadas de edifícios públicos e privados de diversas capitais do Brasil ganharão iluminação vermelha devido à campanha Junho Vermelho, organizada pelo movimento Eu dou Sangue pelo Brasil. A iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo em todo o país, vem lembrar a importância desse ato e tem o objetivo de incentivar os brasileiros a doar sangue e tornar essa prática um hábito.

No Brasil, os doadores correspondem a apenas 1,9% da população, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um país sejam doadores. A situação se agrava no inverno, quando é esperada uma redução no número de doações em cerca de 30%. Em 2015, o Junho Vermelho conseguiu evitar essa queda no período dos meses de junho, julho e agosto e ainda gerou um aumento no volume de doações em torno de 30%, segundo dados da Hemorrede da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Hoje, no Brasil, são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsas de sangue, correspondendo a 3,1 milhões de transfusões em ambulatórios e hospitais.

No período de férias, cresce o número de acidentes nas estradas, pressionando ainda mais os estoques dos hemocentros. “Nada substitui o sangue e, portanto, só a solidariedade pode ajudar aqueles que precisam”, enfatiza Diana, uma das organizadoras da campanha Junho Vermelho.

Veja as cidades e as edificações que serão iluminadas:

Bahia

Elevador Lacerda

Rio de Janeiro

Cristo Redentor

Curitiba

Teatro do Paiol

Teatro Novelas Curitibanas

Casa Hoffman

Capela Santa Maria

Memorial de Curitiba

Ópera de Arame

São Paulo

Viaduto do Chá

Biblioteca Mario de Andrade

Ponte das Bandeiras

Monumento às Bandeiras

Estátua do Borba Gato

Câmara dos Vereadores

Sala São Paulo

Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social

Sede da Secretaria de Saúde

Fonte do Parque do Ibirapuera

Instituto do Câncer – ICESP

Memorial da América Latina

Assembleia Legislativa do Estado de SP

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+