Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

O Museu da Energia de São Paulo lança na próxima quarta-feira, 16, um novo material de acessibilidade para o público surdo – o vídeo em Libras, disponibilizado em tablet aos visitantes e em seu site oficial (www.museudaenergia.org.br). O material  terá a função de mediar a visita às exposições do museu e proporcionar autonomia às pessoas com deficiência auditiva.

O lançamento do vídeo integra a programação especial da 16ª Semana Nacional de Museus (14 a 20/5), temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Em 2018, mais de mil espaços culturais do país participam da ação com atividades diversas relacionadas ao tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Na data, às 11 horas, também haverá oferecimento de visita guiada em Libras com a educadora surda Priscila Souza.

O vídeo reúne informações sobre a história e arquitetura do casarão oitocentista que abriga o Museu da Energia, nos Campos Elíseos, a memória do bairro, e mediação dos conteúdos apresentados na exposição de longa duração Tempos de Energia: São Paulo em transformação. A mostra aborda, entre outros, temas como a história da iluminação pública em São Paulo, o surgimento e a evolução dos eletrodomésticos nas residências e dados e curiosidades sobre a geração e distribuição de energia no Brasil e no mundo, além da necessidade de um uso racional do recurso.

Desde sua reabertura, em 25 de janeiro, a equipe educativa do Museu da Energia tem trabalhado no desenvolvimento de materiais de acessibilidade para o público com algum tipo de deficiência. O Museu da Energia dispõe de mapas táteis dos dois pavimentos do espaço, além da reprodução, em 3D, de objetos de acervo expostos, livro braile e placas táteis com detalhes da arquitetura do casarão. Após o lançamento do vídeo em Libras, a equipe educativa passa a trabalhar na elaboração de recurso de audiodescrição, voltado aos deficientes visuais.

Os tablets utilizados no vídeo em Libras foram cedidos, gratuitamente, pela ATYV, empresa parceira da Loja Samsung do Shopping Cidade São Paulo.

PATROCINADOR DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

CTG Brasil

EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Cesp, Sabesp e Emae

Serviço:

LANÇAMENTO DO VÍDEO EM LIBRAS DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

Data: Quarta-feira, 16 de maio de 2018, às 10 horas

Local: Museu da Energia – Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo – SP

Funcionamento do Museu da Energia: terça a sábado, das 10 às 17 horas.

Informações: 11 3224 1489 ou saopaulo@museudaenergia.org.br

Entrada Gratuita

www.museudaenergia.org.br

Posts Relacionados

Assine a Revista D+