Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

 

 

Texto em Português

Tetraplégicos podem voltar a pedalar graças ao triciclo EMA – Empoderamento, Mobilidade e Autonomia, com tecnologia de eletroestimulação desenvolvida na Universidade de Brasília (UnB) e apresentada no Rio Media Center (RMC), na última quinta-feira, dia 8, aqui no Rio de Janeiro.

Sem dúvidas a tecnologia é uma grande aliada para transformar as possibilidades de pessoas com deficiência, e esse sistema ajudará Estevão Lopes, paraplégico desde que foi atingido por uma bala perdida há quatro anos, a pedalar na Cybathlon, a Olimpíada Biônica – competição atlética na qual é permitido utilizar qualquer tecnologia disponível – que acontecerá em outubro na Suiça.

O projeto será o único representante da América Latina na Cybathlon. Para que as pernas do piloto voltem a mexer, correntes elétricas são aplicadas em eletrodos posicionados sobre seus músculos. Nesta aplicação da tecnologia de estimulação elétrica funcional, sensores e um programa reconhecem o exato momento em que é preciso contrair ou relaxar os músculos.

“O computador está fazendo o papel do cérebro, mas quem está pedalando sou eu. A frequência cardíaca é minha, assim como o esforço. É como se eu estivesse correndo. E é bom demais estar pedalando de novo!”, explica Estevão, que também pratica vela adaptada, remo adaptado e halterofilismo. “O que mais me motivou a participar do projeto foi o fato de que toda a tecnologia conquistada vai poder ser aplicada não só em esportes de alto rendimento, mas no dia a dia de pessoas com lesão medular”, completou.

Este é um dos objetivos da equipe do EMA, que aponta como benefícios da eletroestimulação o aumento da massa muscular, da densidade óssea e das funções cardiovasculares.“Estamos desenvolvendo uma tecnologia totalmente nacional, que já tem aprovação para um estudo clínico que prevê outras aplicações”, garantiu Antônio Padilha, coordenador de Engenharia do projeto.

Por Brenda Cruz, do Rio de Janeiro / Fotos RMC

Posts Relacionados

Assine a Revista D+