Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Os alunos da Escola Municipal Neusa de Souza Campos, no Parque Rosa e Silva (Picerno), localizado no município de Sumaré (SP), recebem a partir desta sexta-feira, dia 9, o projeto Oficinas de Sustentabilidade, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Adeso (Associação para o Desenvolvimento Educacional, Cultural, Social e de Apoio à Inclusão, Acessibilidade e Diferença). O objetivo é estimular nas crianças a redução do consumo e a reutilização de materiais, educando-as para práticas sustentáveis.

Farão parte desse projeto todos os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, totalizando 1.269 estudantes beneficiados. As oficinas acontecerão todas as quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, até o fim de junho. “Este projeto vem ensinar para nossas crianças que muitas coisas que jogamos no lixo podem ser reaproveitadas e transformadas em outros objetos, até mesmo em brinquedos. É uma forma lúdica de incentivarmos nossos alunos, desde cedo, a pensarem no meio ambiente e adotarem hábitos mais sustentáveis, estimulando ainda a criatividade de cada um deles”, explicou a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros.

De acordo com a professora e coordenadora do Projeto de Educação Ambiental, Fernanda Moranza, as crianças aprenderão, por exemplo, a produzir porta-lápis com rolos de papel higiênico, cofres/porquinhos com garrafas pet, maletas organizadoras com caixas de sapato, entre várias outras utilidades e materiais/embalagens que podem ser reaproveitados.

“Acreditamos no resgate de valores que estão se perdendo com o mundo moderno. Trabalhar com artesanato partindo do material que as crianças já possuem em casa, traz para dentro da sala de aula uma reflexão sobre a valorização da produção manual e da construção criativa do aluno, além de permitir um olhar em relação a responsabilidade social de cada um dentro do planeta no que se refere a sustentabilidade”, afirma Fernanda.

A coordenadora enfatiza também que os projetos especiais da secretaria municipal de educação de Sumaré em parceria com a ADESO traz uma proposta significativa e relevante para dentro da escola. “Parcerias como essa, são muito relevantes para a construção de valores sobre que mundo queremos viver”, conclui.

“Esta é mais uma parceria que vem para somar na formação das nossas crianças – não só em termos de conhecimento, mas também de cidadania e inclusão social”, finalizou o prefeito Luiz Dalben.

Posts Relacionados

Assine a Revista D+