Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]


[/tab_item]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Na última sexta-feira, 14, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, unidade Morumbi, ofereceu um dia diferente: atividades lúdicas para crianças de até 7 anos atendidas pela Instituição. A proposta foi uma oficina de espetos de frutas para o incentivo do consumo entre as crianças e os pais.

Fernanda Simões de Andrade Silva, coordenadora de nutrição da unidade Morumbi há dois anos, contou que essa foi a primeira oficina realizada. “Nós chamamos de Cozinha da Magali, para ser um nome lúdico para as crianças. Percebo que está sendo muito positivo para elas por ser uma forma divertida de se consumir as frutas, pois foram cortadas em formatos diferentes, como corações e estrelas. Elas adoraram!”, diz Fernanda.

Ao todo, foram oferecidas 90 vagas para crianças das unidades Morumbi e Umarizal. Os pais tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre como incentivar as crianças a consumirem frutas.

O ambiente era de festa, e é claro que as brincadeiras não poderiam faltar. A Oficina do Brincar uniu mães e filhos na produção de uma Caixa Surpresa. Débora Ragazzo, psicóloga, relatou a importância da brincadeira inclusiva, que é toda a adaptação em brinquedos e formas de brincar. “A Caixa Surpresa é uma forma de estimular a criança. Convida à interação com a família e a outros princípios cognitivos e sociais”, explica Débora.

Interação com alegria

A satisfação estava nos sorrisos das mães, felizes por ver o desenvolvimento de seus filhos. “Tudo o que eles ensinam aqui eu tento pôr em prática em casa, pois eu vejo que faz muito bem a ela”, declara Valéria Nunes do Carmo, mãe da Maria Eduarda Nunes da Silva, de três anos, com paralisia cerebral. “Ela tem se desenvolvido muito bem, está na escolinha e isso foi ótimo para a interação social dela”, completa.

Do lado esquerdo Valéria com sua filha Maria Eduarda. Do lado direito Jessica com seu filho Ryan.Jessica Pereira Morato é mãe do Ryan Lucas Morato da Silva, de três anos, e está desde fevereiro fazendo acompanhamento na unidade Morumbi. “Eu gostei bastante das oficinas, pois ele interage com outros tipos de brincadeiras. É melhor do que apenas a terapia”.

Jessica também revela uma ideia muito positiva que ajudou a incentivar o filho a comer frutas e verduras. “Ele gosta muito de super-heróis, então, eu associei cada herói a um alimento”, conta ela. “Ele não gostava de comer, agora se alimenta melhor com frutas e verduras; come de tudo porque correlaciona aos heróis que ele tanto gosta,” finaliza.

Serviço:

Fique atento para a próxima Cozinha da Magali, que acontecerá na unidade Vila Mariana.

Data: 19/10/2016

Rua: Rua Domingo de Soto, 100 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04116-030

 

Por Brenda Cruz / Fotos: Marcos Florence

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados