Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
download (3)
Dia 19 de março de 2019 | Por Tacila Saldanha | Sobre Saúde
Banner intérprete (2)

Entidades unem esforços para levar informação à população e especialistas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), enfermidade rara que acomete 12 mil pessoas no Brasil

 

 

A Royal Philips, empresa líder em tecnologia da saúde, por meio da Philips Foundation, anuncia uma parceria estratégica com o Instituto Paulo Gontijo (IPG) para a realização da Road Trip Vamos! Vivendo com ELA, de conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA, para pacientes, cuidadores, profissionais, familiares e população em geral. Degenerativa, a doença provoca a destruição dos neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos voluntários, levando a uma paralisia progressiva que acaba impedindo tarefas simples como andar, mastigar ou falar, por exemplo. A ELA acomete 12 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Durante um mês, o projeto passará por quatro cidades de São Paulo, sendo uma por semana: São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e São José dos Campos. A previsão é que a campanha impacte 10.000 pessoas diretamente e cerca de 1 milhão de brasileiros indiretamente. O pontapé inicial desta iniciativa acontecerá entre os dias 20 e 22 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. A entidade também atuará como parceira neste evento.

 

O projeto itinerante contará com uma van personalizada, que terá uma programação repleta de atividades interativas, realizadas por profissionais de diversas áreas da saúde, à disposição da população e de pacientes, para prestar esclarecimentos sobre a enfermidade. A ação contará ainda com palestras clínicas para especialistas sobre práticas que contribuem para a melhor qualidade de vida de quem tem a doença. A iniciativa incluirá também testes respiratórios, experiências sensoriais, atendimento de fisioterapia respiratória e motora, assessoria jurídica, psicológica e nutricional, além de terapia ocupacional e assistência social. A segunda fase do Vamos! Vivendo com ELA será conduzida pelo IPG e incluirá seis meses de monitoramento dos pacientes identificados durante as ações.

 

UMA CENTENA DE PROJETOS

 

A Philips Foundation, fundação que trabalha colocando em prática a experiência, o conhecimento e as habilidades da Royal Philips, tem como missão reduzir a desigualdade na saúde, fornecendo acesso a cuidados e tratamentos de qualidade para comunidades desfavorecidas pelo mundo. A entidade estabelece parceria com organizações humanitárias e empreendedores sociais, além de colocar à disposição soluções significativas que reduzem o desequilíbrio no acesso à assistência médica e impactam milhares de vidas. A Philips Foundation já apoiou mais de 100 projetos em todo o mundo.

 

“Nosso compromisso é identificar desafios globais e utilizar todo o talento, os recursos e a especialidade da Philips para melhorar a vida das pessoas. Partindo deste princípio, queremos contribuir com o acesso à informação sobre a ELA, auxiliando na prevenção, diagnóstico precoce e garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida aos pacientes e oferecer um suporte a seus familiares”, explica Renato Carvalho, CEO da Philips do Brasil.

 

De acordo com Silvia Tortorella, diretora executiva do IPG, o objetivo do projeto é atender de forma integral diversos setores da sociedade para tornar a ELA mais conhecida e o atendimento aos pacientes mais acessível. “Para isso, vamos promover rodas de conversa com assistentes sociais da Prefeitura Municipal de São Paulo, aberta a pacientes, familiares, profissionais da saúde e estudantes da área”, complementa.

 

Depois de passar pela capital paulista – com uma próxima ativação prevista no Parque do Ibirapuera no dia 24 de março – a programação itinerante do projeto seguirá para o interior do Estado, marcando presença em Campinas, nos dias 27 a 29 de março, em Ribeirão Preto, de 3 a 5 de abril, e em São José dos Campos, de 10 a 12 de abril.

 

SERVIÇO

 

Agenda do projeto Vamos! Vivendo com ELA

Ativações na capital de São Paulo:

 

  • 20 a 22/03

Horário: 20/03 (das 9h às 17h); 21 e 22/03 (das 10h às 16h)

Local: Sede da FIESP (Avenida Paulista nº 1313, em São Paulo)

 

  • 24/03

Horário: das 8 hàs 16h

Local: Parque do Ibirapuera – Portão 10, ao lado do Museu AfroBrasil

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+