Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
porta dos surdos reatech -destaque
Dia 31 de maio de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Arte e Notícias

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

botao_news botao_noticia

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

Site acessível para pessoas surdas e com deficiência auditiva, o projeto Porta dos Surdos, criado pelo grupo Mais Inclusão, é um dos destaques artísticos do dia 4 de junho, às 18h, da 15ª edição da Reatech – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece esta semana (01 a 04 de junho) no São Paulo Expo, São Paulo.

“Pretendemos, na Reatech 2017, dar mais visibilidade ao Porta dos Surdos, de forma a difundir a Libras e fomentar o investimento de empresas para a sustentabilidade e crescimento do Projeto”, afirma Dilson Nery, 41, diretor artístico da Mais Inclusão. No último dia da Reatech 2017, serão apresentados três curtas-metragens inéditos, que irão ser lançados no canal do YouTube do Porta dos Surdos ainda em junho. São eles: Dessa Vida Não Se Leva Nada, Gravidez Indesejada e O Emprego dos Sonhos.

Dilson Nery e dois atores convidados para um video do Porta dos Surdos.

Dilson Nery e dois atores convidados para um video do Porta dos Surdos.

Segundo Nery, a participação do projeto na feira mostra que o trabalho feito pelo grupo Mais Inclusão é relevante para a melhoria de vida e entretenimento na sociedade surda do país. “Queremos promover divulgação do trabalho de tradutor de Libras, de forma a ampliar a acessibilidade de indivíduos surdos na sociedade. Temos como objetivo lançar uma produção autoral de vídeos contendo piadas de surdos, cujas histórias serão contadas através de esquetes cômicas, iniciativa pioneira no Brasil”, enfatiza Nery.

Nery também ressalta que a língua empregada nos vídeos publicados pela iniciativa é totalmente em Libras, entretanto, as histórias são contadas aos ouvintes através de legendas, ampliando as possibilidades de interação do público surdo. “O espectador terá a oportunidade de, sendo surdo ou ouvinte, assistir a uma mídia inovadora com uma forma diferente de leitura de mundo”.

O diretor artístico diz que é a Libras não é simplesmente um instrumento de comunicação, mas configura parte significativa da identidade do indivíduo surdo e sua posição no mundo. “Desta forma, a divulgação de novos modos de comunicação que se utilizem da Libras cria novas frentes de relação e de aceitação social”, finaliza Nery.

Serviço

Evento: 15ª edição Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.

Dias: De 01 a 04 de junho.

Horários: De quinta a sexta-feira das 13h às 20h, sábado e domingo das 10h às 19h.

Local: São Paulo Expo.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda, São Paulo.

Inscrições: Presenciais.

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Assine a Revista D+