Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Portal da Deficiência Visual lança livro sobre inclusão e reabilitação
Dia 10 de maio de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Literatura e Notícias

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

O Portal da Deficiência Visual lança gratuitamente o Inclusão & Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual, primeiro livro sobre inclusão e reabilitação da pessoa com deficiência visual. São quase 400 páginas com os melhores conteúdos apresentados nas duas primeiras edições do Congresso Online de Inclusão e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual, realizados nos anos de 2015 e 2016 pelo Portal da Deficiência Visual.

Escrito por Wagner Maia, 37, pedagogo e pós-graduado em educação de pessoas com deficiência visual, o livro retrata assuntos muito profundos e que só uma pessoa que vive com a deficiência visual é capaz de relatar através do que e como sente. “Destaco alguns temas, como os danos emocionais, causados na pessoa com deficiência visual pela superproteção, o tabu da sexualidade e as consequências da vergonha de ensinar”.

Maia enfatiza também que o livro apresenta um sério questionamento a respeito da forma que a inclusão das pessoas com deficiência é implementada nas universidades brasileiras, finalizando com sugestões práticas da inclusão do deficiente visual nas artes, tais como a fotografia, o balé e a atuação profissional destes no teatro, nas artes plásticas e no circo.

A partir do segundo semestre de 2017, o Portal da Deficiência Visual investirá esforços para apoiar a escolarização formal das pessoas com deficiências visuais, para que possam adquirir pelo menos o certificado de conclusão do ensino médio e assim terem mais chances de conquistar sua estabilidade financeira através de concursos públicos.

“Já havíamos realizado um cursinho preparatório para o concurso do INSS em 2016, com 80% de aprovação de nossos alunos, mas percebemos que com esse mesmo modelo de ensino à distância será possível suprirmos as lacunas deixadas pela inclusão do ensino regular”, comenta o pedagogo.

O livro Inclusão & Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual foi publicado somente na versão eletrônica e pode ser baixado gratuitamente no site www.deficienciavisual.com.br.

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Assine a Revista D+