Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Divulgação
Dia 13 de outubro de 2015 | Por Brenda Cruz | Sobre Lazer e Notícias

Conteúdo em Libras

 

Texto em Português

O Programa Praia Acessível, voltado aos banhistas com deficiência e que oferece cadeiras anfíbias adaptadas, está em plena atuação neste verão em praias e rios do Estado de São Paulo. Os municípios do litoral que contam com os equipamentos são Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Ilhabela, Mongaguá, Santos, São Sebastião, São Vicente, Praia Grande, Cananéia e Ubatuba. Já as prainhas de água doce ficam nos municípios de Rosana, São Manuel, Iguape, Itapura, Panorama, Avaré, Presidente Epitácio, Rifaina e Caconde.

Como utilizar

Para utilizar o serviço gratuito, o usuário com deficiência deve comparecer ao local com documento com foto, acompanhado de alguém. É disponibilizada toda a estrutura necessária, que inclui, além das cadeiras e esteiras, uma equipe de monitores, profissionais de saúde, salva-vidas e banheiro adaptado.

Cada posto conta com uma equipe de três pessoas, as quais orientam e auxiliam na entrada e saída do mar com as cadeiras de roda anfíbias. O equipamento só pode ser utilizado com acompanhamento facilitador ou acompanhante, independentemente da condição física do usuário.

As praias disponibilizam o equipamento aos sábados, domingos e feriados. Apenas Itanhaém fornece as cadeiras todos os dias. O programa pode ser utilizado por moradores ou visitantes das regiões que apresentem algum tipo de deficiência física.

Localização mais precisa das cadeiras anfíbias

Bertioga disponibiliza as cadeiras na Praia do Indaiá; Caraguatatuba, na Praia do Centro; Guarujá, na Praia de Pitangueiras. Em Ilhabela, o Programa está ativo nas praias do Castelhanos, Perequê, das Pedras Miúdas, da Armação, do Pequeá, do Bonete e Praia Grande. Em Monguagá está na Praia do Centro, na Praia Central e na Agenor de Campos. Em São Vicente, o Programa é encontrado na Praia de Itararé; e na Praia Grande, no Boqueirão. E em Santos, no Canal 3 e Canal 6.

Em Itanhaém está nas praias do Suarão, Satélite, do Cibratel e na Praia Grande. Em Cananéia, nas praias do Pereirinha, do Marujá, da Enseada da Baleia, do Pontal de Leste, do Pitu e na Cachoeira do Mandira. Em Ubatuba, a Praia do Piraigasú recebe o Programa. Em São Sebastião, o Programa está na Praia Grande e no Balneário dos Trabalhadores.

Sobre o programa

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível funciona em parceria com as prefeituras dos municípios. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.

A cidade que se interessar pelo Programa Praia Acessível deve enviar ofício para a Chefia de Gabinete da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

(Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo)

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+