Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Destaque
Dia 14 de dezembro de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Educação e Notícias
Banner intérprete (2)

Aconteceu no dia 30 de novembro, no Ginásio de Esportes, a formatura dos 300 alunos do curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais) promovido pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Itapevi.

As aulas tiveram início em março e foram ministradas pela pedagoga especializada em audiocomunicação Simone Campos, do GAI (Grupo de Apoio à Inclusão). As inscrições para novas turmas do curso, que é presencial  serão abertas a partir de fevereiro do próximo ano. “É uma grande satisfação poder formar estes alunos tão interessados em aprender a língua dos surdos e com isso promover a integração e inclusão social de ouvintes e não-ouvintes”, explicou a professora.

Simone comenta também que se sente grata à Prefeitura de Itapevi pelo extremo apoio ao curso de Libras. “A prefeitura compreende que Libras é uma língua viva com características próprias e requer muita dedicação,  determinação, respeito, paciência,  e treino, ou seja, um estudo diário. Acredito que todas as pessoas devem aprender  a Libras, pois saber se comunicar com uma pessoa surda é  de suma importância  para que ela tenha direito à informação como todo cidadão”, enfatiza.

Antonio Cesar da Silva, 44, é um participante do projeto. Para ele, é essencial que a população aprenda e se comunicar com os surdos. “É muito difícil quando temos que ir em algum lugar público e as pessoas não  sabem a minha língua.  Não  há  comunicação.  E agora,  com todas as pessoas  aprendendo  e a professora  Simone muito dedicada em ensinar,  teremos  de verdade um futuro melhor, com maior  respeito a nós,  surdos, e não iremos  mais sofrer  tanto para nos fazer entender. Porque aqui  temos  pessoas de todas  as áreas,  o que  é muito importante.  Teremos  um futuro novo,  eu acredito nisto”, enfatiza Antonio.

Andréia Cordeiro, formanda pelo nível básico, relata que começou a fazer o curso por curiosidade e achou incrível. Pretende inscrever no próximo nível. “As aulas são maravilhosas e a professora é muito competente”, conclui a estudante.

O curso

O curso de Libras é totalmente gratuito e destinado aos funcionários públicos municipais e à comunidade em geral, que tenham interesse em aprender a língua utilizada por surdos para a comunicação entre eles e entre ouvintes.

As aulas acontecem à noite, das 19h às 21h, na Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65, Centro), sempre uma vez por semana. Novas turmas terão início em 2018. As inscrições serão abertas em fevereiro.

 

Posts Relacionados

Assine a Revista D+