Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Observatório
Dia 14 de julho de 2020 | Por Jessica Carecho | Sobre Notícias
 

SMPED divulgará dados estatísticos e analíticos relativos à pessoa com deficiência na capital
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), lançará, em 15 de julho, às 15h, em webinar transmitido pelo Facebook (@smpedsp) e Youtube (@inclusaosp), o Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência.

O objetivo é produzir, reunir, analisar e divulgar dados estatísticos e analíticos relativos à pessoa com deficiência residente na cidade de São Paulo, bem como avaliar os serviços e políticas públicas voltadas à sua plena e efetiva inclusão na sociedade. A ideia é subsidiar o planejamento estratégico de políticas transversais e monitorar a realização progressiva dos direitos da pessoa com deficiência, de modo a se tornar um repositório de informação sobre este segmento.
O Observatório foi desenvolvido em parceria com o Sistema de Informação e Automação (SIAC), Startup de TI, Grupo de Arquitetura e Fábrica de Software (Garfsoft), Laboratório de pesquisa da Poli/USP e Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).
“Impossível fazer gestão sem dados confiáveis. Faltam estatísticas sobre o universo da pessoa com deficiência no Brasil. Com esta iniciativa damos mais um passo na modernização da administração pública municipal”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.
O munícipe, entidades, instituições e empresas poderão consultar o portal do Observatório no site: http://www.observatorio.smped.prefeitura.sp.gov.br e obter acesso aos gráficos com os dados de cada base.
Os painéis de dados que já estarão abertos ao público no lançamento são:
• Análise do perfil das pessoas com Deficiência cadastradas no CadÚnico.
• Análise do perfil dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino.
• Perfil dos usuários do Bilhete Único Especial.
• Demandas de acessibilidade no 156.
• Participantes do Contrata SP Pessoa com Deficiência.
• Estagiários com deficiência da Prefeitura de São Paulo.
• Selos de Acessibilidade Arquitetônica.
• Selos de Acessibilidade Digital.
• Atendimentos da Central de Intermediação em Libras (CIL).
• Atendimentos da Paraoficina Móvel.
O Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa transversal, que dialoga com todas as áreas e pastas da Prefeitura de São Paulo. Ainda, reúne os mais diversos indicadores relativos à pessoa com deficiência e estabelece correlações entre as áreas e compreende a pessoa com deficiência em sua totalidade.
Programação do webinar:
15h00 – Abertura com Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência
15h15 – GeoSampa – Indicadores na gestão pública, com Luciana Pascarelli, Coordenadoria de Produção e Análise da Informação
15h30 – ObservaSampa, com Marilia Roggero, Coordenadora da Plataforma de Indicadores da Cidade de SP
15h45 – USP – Construindo bases de dados, com Ana Rossi, Pesquisadora do GarSoft
16h00 – Observatório da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Juliana Westmann, Coordenadora do Observatório
16h15 – Perguntas e considerações
16h30 – Encerramento
Observatório:
E-mail: observatorio.smped@prefeitura.sp.gov.br – Telefone: (11) 3913-4091.

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+