Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Iniciativa inédita vem ao encontro de demandas da população socialmente vulnerável

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em uma iniciativa inédita, vai levar aos bairros da Cidade de São Paulo a Paraoficina Móvel, que realizará manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores, a partir de 16 de novembro deste ano.

 

O lançamento da Paraoficina Móvel será no próximo dia 7, quinta-feira, às 9h30, na frente da entrada do Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, 15 – Prefeitura de São Paulo, com a presença de autoridades e parceiros envolvidos no projeto.

 

A van estará em Mutirões nos Bairros a partir de 9 de novembro, prestando atendimentos, além de levar orientações, informações e encaminhamentos aos Centros Especializados de Reabilitação (CERs).

A operação da Paraoficina Móvel, uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para os reparos, será feita pela AACD, organização referência na reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas, que hoje conta com cinco oficinas ortopédicas no Brasil, todas consagradas pela qualidade na fabricação de produtos ortopédicos.

A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos, muitas vezes, faz com que deixem de ser usados ou continuem sendo usados de maneira precária, o que pode ameaçar a segurança física dos usuários.

 

Diante deste cenário, a Paraoficina Móvel, com serviços itinerantes, realizará a manutenção necessária e contribuirá para o aumento da durabilidade e funcionalidade das Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção (OPMs), impactando positivamente na vida das pessoas com deficiência física que precisam desses recursos.

Como funcionará?

Os serviços serão prestados por dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos serão realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação – CERs, equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde.

A partir de 16 de novembro os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) farão o agendamento das pessoas que precisam dos serviços nos dias previstos do cronograma de visitas. No dia marcado, o munícipe deverá apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto. As visitas serão realizadas durante a semana, somente em dias úteis, quando poderão ser atendidas até 16 pessoas por dia, dependendo da complexidade do reparo.

O horário de atendimento será das 9h às 17h. Os serviços que não forem passíveis de realização na Paraoficina Móvel, serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.

 

As unidades de Saúde que realizarão os primeiros agendamentos serão:

  • Campo Limpo – R. Gastão Raul Fourton Bousquet, 377;
  • Parelheiros – Av. Senador Teotonio Vilela, 8.895;
  • Tucuruvi – Av. Zaki Narchi, 357;
  • São Miguel – Rua Professor Antonio Gama de Cerqueira, 347;
  • Lapa – R. Catão, 420;
  • Flavio Gianotti – R. Padre Marchetti, 557;
  • CER Sé – Rua Frederico Alvarenga, 259 – 3º andar

Serviço: Lançamento da Paraoficina Móvel

Data: 7 de novembro – quinta-feira

Horário: 9h30

Local: Viaduto do Chá, 15 – Prefeitura de São Paulo

 

Serviço: Atendimento no Mutirão no Bairro do Itaim Paulista

Data: 9 de novembro – Sábado

Horário: 9h às 15h

Local: Mutirão Itaim Paulista

 

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+