Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

É óbvio que, para aprender e adquirir mais novos conhecimentos, não há barreiras. Ainda mais se for de forma gratuita! Com o intuito de promover a inclusão social e a qualificação dos profissionais com deficiência que residem em São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Dell e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), disponibilizará gratuitamente 150 vagas do Curso à Distância (EAD) de Informática Prática com recursos de acessibilidade.

As aulas de extensão à distância têm como objetivo proporcionar práticas, estudos e soluções para o uso de aplicativos e softwares, levando em consideração a importância e a execução desses recursos para o desenvolvimento tecnológico informatizado. Tudo isso com a metodologia à distância, oferecendo horários de estudo flexíveis e acompanhamento de tutores durante todo o processo, por meio da plataforma Dell Accessible Learning. A carga horária é de 70 horas, iniciando em dezembro de 2017.

Segundo o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, assim como qualquer cidadão, as pessoas com deficiência são perfeitamente capazes de exercer diversas funções no mercado de trabalho, desde que tenham acesso à educação e a oportunidade para desenvolverem e demonstrarem suas habilidades. “Esse curso é uma das maneiras que encontramos para concretizar esta oportunidade”, afirma.

A Lei de Cotas (Lei 8.213/91) determina que empresas com 100 funcionários ou mais destinem um percentual que varia de 2% a 5% das vagas de trabalho a pessoas com deficiência. A secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, aponta que muitas empresas alegam não cumprir a legislação em razão da falta de mão de obra qualificada: “Isso não é verdade. Existem profissionais qualificados e nós estamos trabalhando para aumentar esse contingente através de iniciativas como esse curso. O que falta, realmente, são recrutadores que voltem seus olhares para as competências de cada um e não para a deficiência”, destaca Marinalva.

Para realizar as inscrições, acesse: www.projetolead.com.br/selecao

Posts Relacionados

Assine a Revista D+