Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em Português

No início do mês de outubro, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, recebeu a primeira dama do Estado do Rio de Janeiro, Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, na unidade Vila Mariana da Rede de Reabilitação Lucy Montoro para presentar as tecnologias no atendimento à pessoa com deficiência.

Casada com o governador Luiz Fernando Pezão, Maria Lúcia é presidente do RioSolidário, ONG que promove ações como autonomia da pessoa com deficiência e qualificação profissional de jovens carentes na cidade carioca.

A Drª Linamara apresentou a robótica disponível na unidade, que conta com vários recursos para atender a população com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Aparelhos como Lokomat e Armeo Spring fazem parte da composição de equipamentos tecnológicos. Este último, exclusivo no Brasil, serve para melhorar a função do braço, simulando tarefas específicas e jogos de realidade virtual. A Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr) é, também, uma área de investigação de grande interesse da rede, pois visa  ao combate da depressão e de sequelas do AVC (acidente vascular cerebral) por meio de atividades cerebrais com estímulos repetitivos.

A Rede Lucy Montoro é pioneira na América Latina em reabilitação por meio de tecnologia avançada, e possui atualmente 16 unidades em todo o Estado de São Paulo, com mais de 100 mil atendimentos por mês.

Por Renata Lins / Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+