Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Destaque
Dia 4 de abril de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Notícias

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

Atualmente no Brasil há mais de 1,2 milhão de cegos, com visão corrigida igual ou inferior a 20% e cegueira total. Com o intuito de prevenir o aumento de doenças oculares, o Projeto Abril Marrom – Prevenção e Combate às diversas espécies de cegueira, deu início ao seu segundo ano de trabalhos ontem, 03, na Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa é fruto da Proposta de Lei 14.485 /07, do engenheiro civil e ex-vereador Aníbal de Freitas.

Aníbal de Freitas.

Aníbal de Freitas.

A organização da campanha conta com o apoio do Vereador Paulo Frange, Laboratórios EMS, Rotary Club de São Paulo Jardim das Bandeiras, Loja Maçônica Grande Oriente de São Paulo, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Instituto Suel Abujamra, Fundação Dorina Nowill, Grupo Retina São Paulo, Jornal Oeste News, Revista D+, Cinefreak, MC Consultoria Gestão e Saúde, Clínica Oftalmológica Pedro Durães Serracarbassa, Mercado Municipal de São Paulo e Mercado Municipal da Lapa.

Segundo Aníbal, a criação da causa surgiu por seu medo de ficar cego. Por isso, afirma que é preciso incentivar que as pessoas façam mais exames de vista. “Nós temos que nos apegar à prevenção. 90% da causa da cegueira vem de doenças graves como a catarata e glaucoma”, complementa o ex-vereador.

DSC_0018

apresentação da Banda da Guarda Municipal de São Paulo.

Vereador e cardiologista, Paulo Frange afirma que uma das grandes preocupações em relação ao combate às doenças oculares é a saúde visual das crianças. “São 35 mil crianças cegas no Brasil, todas elas com doenças que poderiam ser evitadas. Mas, em crianças em fase escolar, a deficiência de aprendizado é muitas vezes um grande problema derivado de distúrbios da visão”, relata Frange. Ele enfatiza que as crianças poderiam aprender melhor caso tratassem da vista no início das doenças. “Por isso, no ano que vem, queremos ter a participação das secretarias da educação, saúde, trabalho e da defesa da pessoa com deficiência para ajudarmos nessa causa”.

Kamel Aref Saab, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), enfatiza que ainda há muito o que mudar na saúde pública do estado e do país para a melhoria da saúde ocular da população. Saab também diz que o público precisa ficar mais atento quanto à procura da prevenção. “Nós temos aqui mais de um milhão e meio de cegos no país. Pelo menos 50% poderia estar com a sua visão em dia. Eu mesmo sou um diabético. A diabetes é uma doença silenciosa que deixa muitas pessoas cegas. Aqueles que não têm esse conhecimento e essa prevenção, acabam perdendo a visão”.

Kamel Aref Saab. "Há muito o que mudar na saúde do país".

Kamel Aref Saab. “Há muito o que mudar na saúde do país”.

Para Saab, a importância do Projeto Abril Marrom mostra o começo de uma caminhada para o fim da disseminação das grandes doenças da vista. “O primeiro passo está dado. Se você o dá, chega no seu caminho final. A mídia tem uma participação muito importante. Precisamos avisar a população que ela pode, no SUS ou outros segmentos de saúde, fazer o seu exame de vista. Todos juntos, principalmente com a mídia divulgando, temos o poder de diminuir a quantidade de pessoas que perdem a visão”.

Serviço

Confira a programação completa das acuidades e palestras:

Acuidades Visuais:

  • Câmara Municipal de São Paulo
  • Data: 03/04/17 a 07/04/17
  • Horário: das 10h às 16h
  • Local: Praça Wi-fi
  • Mercado Municipal (Mercadão)
  • Data: 08/04/17 a 13/04/17
  • Horário: das 10h às 16h
  • Local: Ambulatório
  • Mercado Municipal (Lapa)
  • Data: 18/04/17 a 22/04/17
  • Horário: das 10 às 16h
  • Local: Ambulatório

Palestras:

Assunto: Prevenção

Palestrantes: Dr. Suel Abujamra e Dr. Pedro Durães Serracarbassa

Data: 10/04

Horário: das 15 às 17

Local: Câmara Municipal de São Paulo

Sala Vieira de Melo – Sala A – 1º Subsolo

Assunto: Combate

Palestrantes: Dr. Suel Abujamra e Dr. Pedro Durães Serracarbassa

Data: 17/04

Horário: das 15 às 17

Local: Câmara Municipal de São Paulo

Sala Vieira de Melo – Sala A – 1º Subsolo

Assunto: Reabilitação

Palestrantes: Sra. Eliana Cunha (Fundação Dorina Nowill) e Maria Julia Araújo (Grupo Retina São Paulo)

Data: 24/04

Horário: das 15 às 17

Local: Câmara Municipal de São Paulo

Sala Vieira de Melo – Sala A – 1º Subsolo

Veja mais fotos do evento abaixo.

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados