Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Foto_06
Dia 24 de janeiro de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Arte e Cultura e Esporte e Notícias

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

É impossível descrever a emoção de assistir a um jogo de futebol no estádio. Os gritos, as vibrações e a alegria compartilhada são contagiantes e só quem é torcedor sabe o que isso significa. O futebol é para todos, por isso o Clube de Regatas do Flamengo, em parceria com a agência NBS, construiu o projeto Paixão Cega. Essa iniciativa estimula a ida de pessoas com deficiência visual aos jogos acompanhados por alguém sem deficiência.

Com base na Lei Nº 837/2011, que garante a gratuidade para cegos e acompanhantes sem deficiência frequentarem eventos esportivos e culturais no Estado do Rio de Janeiro, a campanha tem como objetivo estimular novas experiências para os deficientes visuais e entrosamento entre eles e os voluntários.

Por mais que exista a lei, é muito difícil para um torcedor que não enxerga encontrar companhia para assistir às partidas dos jogos. É o que afirma a torcedora Nathália, em depoimento ao site oficial do Flamengo: “Quando vou ao estádio, só entro com a minha carteirinha, que dá direito à minha entrada e de outra pessoa. Tem vezes que eu preciso convencer alguém a ir comigo, porque vou a jogos normais, sem muita importância. Eu sempre quero ir”.

Por meio do site www.paixaocega.com.br, o sistema faz uma lista e combina entre si os cadastros de torcedores de ambas as categorias para realizar o encontro aos jogos. A plataforma está disponível tanto para computadores quanto para celulares.

Não é a primeira vez que o time rubro-negro trabalha com a inclusão social de torcedores com deficiência visual. Desde 2016, através das redes sociais, o clube fez postagens acompanhadas da hashtag #PraCegoVer, buscando a aproximação com essa parcela de torcedores apaixonados.

André Lima, sócio e vice-presidente de criação da NBS, afirma que comparecer a um estádio num jogo do Flamengo é uma experiência única e mágica, que vai além de visualizar a partida. “Há uma corrente de emoção incrível, intensa e perceptível para todos, incluídos aí os deficientes visuais. Nossa ideia é criar um meio de facilitar e estimular a presença dele e o proporcionara chance de fazer uma das coisas mais importantes na vida de um rubro-negro: estar com o Flamengo onde o Flamengo estiver”, enfatiza Lima. Ele também afirma que todo o trabalho da NBS terá como foco principal a torcida do Flamengo.

O site estará no ar por tempo indeterminado. Para preservar a segurança dos torcedores com deficiência visual, serão solicitadas informações completas de todos os interessados.

 

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+