Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Abriu hoje cerca de 7 mil vagas para cursos gratuitos de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical (este dedicado às crianças de 6 a 8 anos), no Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Com mais de 300 polos de ensino no interior e litoral do estado, o Programa atendeu em 2015 mais de 34 mil alunos em centros de educação musical nas regiões de Araçatuba, Itapeva, Marília, Jundiaí, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo e Sorocaba.

Para se inscrever, o interessado não precisa participar de processos seletivos nem possuir instrumento musical, basta estar matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular do estado de São Paulo. Para realizar a matrícula é preciso que o futuro aluno vá ao polo onde deseja estudar, acompanhado do responsável, com os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou RG do aluno (original e cópia);
  • Comprovante de matrícula escolar e/ou Declaração de frequência escolar;
  • RG do responsável (original e cópia);
  • Apresentação do comprovante de endereço para consulta.

As inscrições vão até 8 de julho e para obter mais informações sobre os cursos oferecidos em cada polo da cidade e a disponibilidade de vagas de cada um, assim como seu endereço e horário de funcionamento, basta entrar em contato no site: www.projetoguri.org.br/polos-guri.

Inclusão e acessibilidade

Visando qualificar cada vez mais o atendimento a crianças, adolescentes e jovens com deficiência, a Amigos do Guri realizou a transcrição e impressão, em Musicografia Braille, de 50 exemplares dos Livros de Alunos para os cursos de Canto Coral Infantojuvenil, Violão e Percussão, e distribuiu para cerca de 10 alunos com deficiência visual total, matriculados nos cursos do Projeto Guri citados acima.

Antecedendo esta entrega, profissionais da Amigos do Guri, que trabalham nas regionais administrativas e na sede da organização, receberam, em março, uma capacitação em Musicografia em Braille, para melhor auxiliarem os educadores que atendem alunos com deficiência visual, e tornarem-se multiplicadores desta ação.

Ministrado por Fábio Bonvenuto, que atua há 12 anos na área e é referência no ensino de música para crianças, jovens e adultos com deficiências, o curso possibilitou aos educadores, assistentes e supervisores do Guri o acesso a informações teóricas e lições práticas sobre a melhor forma de utilizar os livros didáticos que foram distribuídos aos alunos do projeto.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes de 6 e 18 anos incompletos.

Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu mais de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+