
O Projeto Saber para Incluir, em parceria com a empresa Diversitas Soluções Inclusivas e a Agência Biblioo Publicações e Comunicação, oferece cursos para ampliar uma nova cultura organizacional inclusiva.
Os cursos serão mediados por Renata Andrade, especialista em acessibilidade e gestão inclusiva e coordenadora de projetos da Diversitas Soluções Inclusivas; e Silvilene Ribeiro Morais, museóloga e especialista em educação inclusiva.
Confira os cursos:
• Gestão da acessibilidade e atendimento inclusivo em espaços culturais
Inscrições: até 01 de setembro de 2016.
Aulas: 17 e 24 de setembro de 2016, das 14h às 20h.
Objetivo: levar ao conhecimento dos participantes as diretrizes que devem fundamentar a elaboração de programas e ações, a escolha e a aplicação adequada de ferramentas para a concepção de espaços culturais inclusivos, com foco na promoção da acessibilidade em todos os parâmetros.
Público alvo: profissionais que atuam em museus, exposições, bibliotecas, arquivos, centros culturais, teatros, instituições educacionais, arquitetos, artistas plásticos, museólogos, arquivistas, professores e pesquisadores da área.
Local: Auditório do Centro Cultural Justiça Federal – Avenida Rio Branco, nº 241, Centro, Rio de Janeiro.
Conteúdo programático:
I Módulo – O Desenho Universal na acessibilidade atitudinal e comunicacional.
II Módulo – Valorização da diversidade e gestão inclusiva no atendimento dos espaços culturais.
III Módulo – A Tecnologia Assistiva como fator crítico de sucesso em programas inclusivos.
IV Módulo – Aspectos da diversidade funcional a serem considerados no atendimento inclusivo.
• Gestão estratégica da acessibilidade em ambientes culturais: o Desenho Universal como método + oficina, com análise situacional e avaliação de contextos e correção de rotas
Inscrições: até 01 de setembro de 2016.
Aulas: 20 e 21 de setembro de 2016, das 14 às 20h (curso); 22 de setembro de 2016, das 14h às 20h (oficina).
Objetivo: levar ao conhecimento dos participantes o conceito de Desenho Universal, os princípios e as diretrizes que possam fundamentar a elaboração de programas e ações, a escolha e a aplicação adequada de ferramentas para a concepção de espaços culturais inclusivos.
Público alvo: profissionais que atuam como gestores em instituições culturais; arquitetos, artistas plásticos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, professores e pesquisadores da área.
Local: Auditório Darcy Ribeiro da Biblioteca Parque do Rio de Janeiro (curso) e laboratório no subsolo (oficina) – Avenida Presidente Vargas, nº 1.261 – Centro, Rio de Janeiro.
Conteúdo programático:
I Módulo – O que precisa ser mudado na prática dos espaços culturais com a Lei Brasileira de Inclusão?
II Módulo – Acessibilidade e Desenho Universal no contexto cultural inclusivo.
Oficina – Análise situacional: avaliando contextos e corrigindo rotas.
Para saber mais sobre os cursos acesse: https://incluir.biblioo.info/
Por Cintia Alves