Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Você já passou pela Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar? Localizada em São Paulo, a via que dá acesso às oito unidades do Hospital das Clínicas (HC) peca no quesito arquitetura urbana. Nesse trajeto, os pedestres que precisam transitar pelo complexo de saúde deparam com um trânsito de carros prejudicial ao acesso das ambulâncias, calçadas mal conservadas, falta de banheiros públicos e pouca opção gastronômica no entorno. Entre os problemas que o percurso ocasiona na qualidade de vida dos usuários, o principal é a falta de acessibilidade, já que o caminho é frequentemente utilizado por pessoas com mobilidade reduzida.

Pensando em incentivar a mudança do cenário inacessível do HC, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoverá a Maratona Diária pela Vida. O evento, que acontece no aniversário de São Paulo (25/01) das 11h às 17h contará com um time de urbanistas responsáveis por coletar dados para nortear propostas de mudanças posteriores.  Após este período de observações e testes, a segunda etapa é desenvolver um projeto temporário em que as melhorias são feitas com um material leve capaz de durar de um a dois anos. Enquanto que os ajustes permanentes são projetados e concretizados na terceira fase da iniciativa.

O projeto, que surgiu depois da exibição do documentário Dis’Mobilidade Urbana (https://www.youtube.com/watch?v=J4U3_JiYpk4&t=1s) na Virada da Mobilidade de 2017 tem parceria com a Faculdade de Medicina da USP, Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Cidade em Movimento, Caronetas, URb-i e do próprio Hospital das Clínicas.

Na própria pele

Além da coleta de dados, a Maratona Diária pela Vida também proporcionará atrações voltadas para pessoas com e sem deficiência. Das 11h às 15h os participantes poderão contar com a Vida sobre Rodas. A atividade convidará os pedestres a saírem com cadeira de rodas da estação Clínicas do Metrô e percorrerem o HC. Para quem gosta de música haverá a apresentação de uma banda composta por pacientes da Rede de Reabilitação Lucy Montoro das 11h às 12h. Do meio dia às 15h os visitantes poderão fazer aulas de ginástica postural e participar de um circuito de atividades de condicionamento físico. Para finalizar o dia de atividades, terá um bloco de Carnaval.

Ainda durante o evento serão ministradas palestras e oficina de pintura com a boca e os pés. Trenzinhos, food trucks, handbikes e bicicletas família estarão disponíveis. Os presentes também poderão fazer uma visita guiada ao complexo hospitalar.

Ao longo da Maratona o fluxo de veículos ficará restrito apenas às ambulâncias, o estacionamento se tornará uma área de atividades e parte da rua será usada como uma ampliação das calçadas para torná-las mais confortáveis.

Serviço

Evento: Maratona Diária Pela Vida

Dia: 25 de janeiro

Horário: Das 11h às 17h

Local: Hospital das Clínicas

Endereço: Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 255 – São Paulo

Entrada: Gratuita

Posts Relacionados

Assine a Revista D+