Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Papai Noel de 81 anos faz aulas de viola, violão e canto na unidade; pacientes irão decorar árvore de Natal
com enfeites produzidos nas oficinas terapêuticas

 

No dia 13 de dezembro, a partir das 9h30, a Rede Lucy Montoro da Lapa irá celebrar o Natal com a visita do Papai Noel, um paciente de 81 anos que faz oficina de viola, violão e canto. A Banda da Lapa, composta por cerca de 15 alunos da oficina de música e canto, o acompanhará pela unidade ao som de músicas natalinas. Na ocasião, os pacientes enfeitarão a árvore de Natal com peças produzidas nas oficinas terapêuticas. Na cartonagem, por exemplo, os alunos aprenderão a fazer árvore de papel, porta presente de casinha de papel reciclado, guirlandas, cartão com bordado, porta-velas e garrafas de vidro decoradas. O Centro de Reabilitação Lucy Montoro Lapa está localizado na Rua Guaicurus, 1274, ao lado da estação Lapa da CPTM e do terminal de ônibus Lapa.

As oficinas de música reúnem pacientes com e sem deficiência de várias idades e tem o objetivo de auxiliar na descoberta de novas habilidades e potencialidades através de aulas com instrumentos musicais. Durante as aulas, cada participante é analisado de forma individual e se estudam adaptações para que o aluno possa tocar o instrumento que tiver afinidade e melhorar o desempenho de suas funções. As adequações vão de um apoio no pé até inverter as cordas de um violão para que o músico consiga tocar com a outra mão. Para isso, a atividade conta com apoio da equipe multidisciplinar.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro Lapa oferece um conjunto de laboratórios de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de vida prática composto por atividades que promovem experiências reais ou simuladas. Nestes laboratórios, as vivências são guiadas por profissionais de saúde e técnicos de artes, que aliam técnicas de educação, arte, esporte e conceitos de lazer e cultura acessíveis para possibilitar vivências e treinamentos que contribuam para sua participação ativa na sociedade e plena inclusão na comunidade em que vive. Desta forma, são oferecidas atividades e orientações não só para pessoas com deficiência, mas também toda sua rede de suporte: seus cuidadores, familiares, amigos, profissionais de saúde, de educação e alunos da comunidade. As atividades são voltadas para pacientes que concluíram um programa de reabilitação e para a comunidade em geral. Para mais informações e inscrição, entrar em contato pelo telefone (11) 3803-4643 / 4600.

 

Criada em 2008, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta atualmente com 19 unidades em funcionamento que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês. Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

 

Fonte: Imprensa – Rede de Reabilitação Lucy Montoro

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+