Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Sala de Acessibilidade começa a ser utilizada na Biblioteca Municipal
Dia 6 de dezembro de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Educação e Notícias
Banner intérprete (2)

A Sala de Acessibilidade começou a dar início as suas atividades para pessoas com deficiência visual parcial ou total na Biblioteca Municipal Professora Maria Elisa de Azevedo e Cintra, localizada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Na manhã dessa sexta-feira, 01 , o espaço começou a ser utilizado para a leitura e pesquisa em geral. A ação foi promovida pela Prefeitura de Suzano.

Antes da abertura da sala, o público contou com uma apresentação musical do instrutor Marcos Lima, que também é deficiente visual total. Na oportunidade, o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo, reiterou o compromisso da Prefeitura de Suzano com a entrega do equipamento viabilizado a partir de um convênio entre a municipalidade e o governo estadual (por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência) para promover a acessibilidade na Biblioteca Municipal, por meio de aparelhos eletrônicos.

O programa Acessibilidade nas Bibliotecas beneficia Suzano e outras 58 cidades. que assinaram no dia 15 de agosto o convênio com o governo do Estado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O município recebeu R$ 64 mil em acessórios e mecanismos como teclados e mouses adaptados, além de equipamentos e programas de computador que realizam a leitura de textos e repassam conteúdos tanto por áudio quanto em braile.

O convênio foi liberado por meio de um trabalho realizado pela equipe da Biblioteca Municipal com o governo estadual, levantando a viabilidade e o alcance estimado do projeto. A expectativa da Secretaria de Cultura é que a unidade, que hoje recebe 80 mil pessoas por ano e tem acervo de livros, revistas e edições de jornais, registre um movimento ainda maior.

Segundo Garippo, a inclusão de deficientes visuais no público da Biblioteca Municipal também representa um avanço nas políticas de inclusão do município. “Tais melhorias permitirão que aqueles que não possuíam qualquer serviço ou espaço especializado tenham plenas condições de acessar e consumir os conteúdos que disponibilizamos tanto na Biblioteca Municipal quanto no Centro de Educação e Cultura, que recentemente está passando por adequações para melhorar a acessibilidade de quem tem limitações físicas”, explicou.

Veja fotos do local abaixo. Créditos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Posts Relacionados

Assine a Revista D+